Mundo

Acabou o tempo para negociações com Irã, diz israelense

O Irã está a caminho de desenvolver uma bomba nuclear dentro de seis meses, segundo ministro em Israel


	Usina nuclear no Irã: Estados Unidos e seus aliados suspeitam que Teerã esteja trabalhando em busca de construir armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos
 (Getty Images)

Usina nuclear no Irã: Estados Unidos e seus aliados suspeitam que Teerã esteja trabalhando em busca de construir armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 08h44.

Jerusalém - O Irã está a caminho de desenvolver uma bomba nuclear dentro de seis meses, e o tempo acabou para a realização de novas negociações, disse um ministro israelense nesta sexta-feira.

O ministro de Assuntos Estratégicos, Yuval Steinitz, disse que o Irã ainda acredita que tem espaço para manobras nas negociações com as potências mundiais, e que a República Islâmica só vai encerrar suas atividades nucleares se enfrentar uma ameaça firme de ação militar dos EUA.

"Não há mais tempo para realizar negociações", disse Steinitz, que é próximo ao premiê Benjamin Netanyahu, em entrevista ao jornal israelense Hayom, publicada nesta sexta-feira.

Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que Teerã esteja trabalhando em busca de construir armas nucleares, mas o Irã insiste que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos.

Durante os quatro anos de negociações sobre o programa nuclear iraniano, nos quais sanções da ONU atingiram a economia do país, o Irã avançou em suas capacidades atômicas, segundo Steinitz.

"Se os iranianos continuarem correndo, em mais meio ano eles terão a capacidade para uma bomba", disse.

Israel tem minimizado a busca do novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, de engajar-se com o Ocidente. Em entrevista a uma emissora de TV dos EUA, Rouhani inclusive afirmou que o Irã nunca vai desenvolver armas nucleares.

Em resposta, o gabinete de Netanyahu disse na quinta-feira: "Ninguém deve ser enganado pelas palavras fraudulentas do presidente iraniano. Os iranianos estão girando na mídia para que as centrífugas possam continuar girando." (Reportagem de Ari Rabinovitch)

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)IsraelIrã - País

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos