Mundo

Acordo de cessar-fogo: Hamas liberta seis reféns neste sábado

Homens foram liberados em Rafah, em troca de centenas de prisioneiros palestinos

O Hamas libertou neste sábado os reféns israelenses Avera Mengistu e Tal Shoham (AFP/AFP Photo)

O Hamas libertou neste sábado os reféns israelenses Avera Mengistu e Tal Shoham (AFP/AFP Photo)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de fevereiro de 2025 às 08h35.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O Hamas libertou neste sábado, 22, Avera Mengistu e Tal Schoham, dois dos últimos seis reféns israelenses vivos previstos para libertação sob a primeira fase de um frágil cessar-fogo iniciado em 29 de janeiro que prevê também a soltura de prisioneiros palestinos. Poucas horas depois foram libertados mais três reféns em Gaza. O sexto refém, debilitado, foi entregue no campo de refugiados de Nuseirat, concluindo assim a sétima troca de reféns.

Antes de ser entregue, Tal Shoham, sequestrado durante o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, foi forçado a falar ao microfone. Ao seu lado, Avera Mengistu, mantido em cativeiro em território palestino durante anos, abaixou a cabeça. Outros quatro reféns israelitas, incluindo um com nacionalidade portuguesa, foram libertados algumas horas depois, em locais diferentes.

A entrega dos reféns à Cruz Vermelha ocorreu na passagem de Rafah, na fronteira do território palestino com o Egito, encerrando dois dias tensos em Israel, em que a família de outra refém, Shiri Bibas, confirmou, também neste sábado o recebimento de seus restos mortais.

Bibas e seus dois filhos pequenos - Ariel, de 4 anos, e Kfir, 8 meses, quando foram sequestrados - se tornaram símbolos do sofrimento dos reféns israelenses desde o início da guerra em Gaza.

A família de Shiri Bibas confirmou que um novo corpo entregue pelo Hamas na sexta-feira foi identificado como sendo dela. Na quinta-feira, Israel acusou o Hamas de violar o acordo de cessar-fogo quando entregou um corpo erroneamente identificado como de Shiri.

Encontro

A família do refém israelense Avera Mengistu comemorou sua libertação no sábado pelo Hamas na Faixa de Gaza, após mais de uma década de "sofrimento inimaginável".

"Nossa família suportou 10 anos e cinco meses de sofrimento inimaginável... Durante todo esse tempo, os esforços para garantir seu retorno nunca foram interrompidos, orações foram oferecidas e apelos foram feitos, às vezes silenciosos, que só encontraram eco hoje", disse o comunicado.

Lista de seis reféns de Israel

O grupo é composto por quatro pessoas raptadas durante o ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 e duas que estão em cativeiro há cerca de 10 anos:

Tal Shoham foi raptado do Kibutz Be'eri juntamente com a sua mulher e dois filhos, que foram libertados numa breve trégua em novembro de 2023.

Eliya Cohen, de 27 anos, Omer Shem Tov, de 22 anos, Omer Wenkert, de 23 anos, foram capturados por elementos do Hamas do festival Novamusic a 7 de outubro de 2023.

Avera Mengistu, israelo-etíope, era refém do Hamas há 10 anos.

Hicham al-Sayed, está detido pelo Hamas há mais de 10 anos e o seu estado de saúde é frágil.

Do lado israelita, está prevista a libertação de cerca de 600 prisioneiros palestinianos.

No total, a primeira fase do acordo prevê a libertação de 33 reféns até ao início de março, incluindo oito reféns dados como mortos, em troca de cerca de 1.900 palestinianos detidos em prisões em Israel.

Acompanhe tudo sobre:IsraelConflito árabe-israelenseHamas

Mais de Mundo

A geração mais infeliz? Estudo aponta queda recorde no bem-estar dos jovens desde 2010

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim