Mundo

Agência Nacional de Águas autoriza uso do rio Xingu para usina de Belo Monte

Na sexta-feira passada, a Justiça Federal no Pará determinou a suspensão da licença de instalação parcial que permitia o início das obras do canteiro da usina

A usina de Belo Monte deve ser feita no Rio Xingu (Wikimedia Commons)

A usina de Belo Monte deve ser feita no Rio Xingu (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 20h23.

São Paulo - A Agência Nacional de Águas (ANA) concedeu à Norte Energia a outorga dos direitos de uso do Rio Xingu para a geração de energia na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, conforme publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU). A Norte Energia é a empresa responsável pela construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, em Altamira (PA).

A decisão da ANA não tem relação com o impasse jurídico acerca do projeto. Na sexta-feira passada, a Justiça Federal no Pará determinou a suspensão da licença de instalação parcial que permitia o início das obras do canteiro da usina. Segundo o Ministério Público Federal, a decisão também impede o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de transferir recursos financeiros ao consórcio Norte Energia.

Ontem à noite, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região em Brasília na tentativa de derrubar a liminar concedida na semana passada. A Norte Energia ainda analisa a decisão da Justiça Federal no Pará. O BNDES também ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaBelo MonteUsinas

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia