Mundo

"Ainda estou viva", brinca rainha após Brexit

A rainha fez o comentário na segunda-feira, durante uma visita de dois dias à Irlanda do Norte, após uma semana muito agitada o Reino Unido


	Rainha Elizabeth II: "Eu ainda estou viva, em todo caso", respondeu a rainha, que completou 90 anos em abril
 (Clodagh Kilcoyne / Reuters)

Rainha Elizabeth II: "Eu ainda estou viva, em todo caso", respondeu a rainha, que completou 90 anos em abril (Clodagh Kilcoyne / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 10h31.

"Eu ainda estou viva, em todo caso", brincou a rainha Elizabeth II em sua primeira aparição pública depois da decisão dos britânicos de sair da União Europeia (UE).

A rainha fez o comentário na segunda-feira, durante uma visita de dois dias à Irlanda do Norte, após uma semana muito agitada o Reino Unido.

"Olá, está bem?", perguntou o vice-primeiro-ministro norte-irlandês, Martin McGuinness, ao estender a mão à monarca diante das câmeras.

"Eu ainda estou viva, em todo caso", respondeu a rainha, que completou 90 anos em abril.

"Nós estivemos muito ocupados. Aconteceram muitas coisas", disse.

Não ficou claro se a rainha fez comentários sobre os eventos políticos na Grã-Bretanha ou às duas celebrações recentes de seu aniversário.

Ao contrário do referendo sobre a independência da Escócia em 2014, Elizabeth II não comentou de maneira oficial o resultado da consulta popular de quinta-feira passada, que terminou com a vitória do Brexit (a saída do Reino Unido da UE).

"Nós falamos sobre muitas coisas, mas eu não vou falar sobre nenhuma deles com vocês", disse Martin McGuinness, ex-integrante do Exército Republicano Irlandês (IRA).

A rainha permanece neutra no plano político, de acordo com seu dever de chefe de Estado reservada.

Durante a campanha do referendo, o tabloide The Sun recebeu uma advertência do órgão que regulamenta a imprensa britânica, depois que o jornal afirmou que a rainha seria favorável ao Brexit.

"Não entendo a Europa", teria declarado a monarca, de acordo com o tabloide, a um parlamentar há alguns anos no Palácio de Buckingham.

O palácio negou a informação, que chamou de "fofoca".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoBrexitRainha Elizabeth II

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher