Mundo

Alemanha anuncia operação contra rede de hackers ligada à Rússia

As autoridades revistaram várias propriedades na semana passada na Alemanha e na Ucrânia, de acordo com a polícia estadual alemã de Renânia do Norte-Vestfália, que liderou a operação

FBI: As autoridades alemãs emitiram mandados de prisão para três supostos mentores do grupo, que supostamente têm laços com a Rússia (Royalty-free/Getty Images)

FBI: As autoridades alemãs emitiram mandados de prisão para três supostos mentores do grupo, que supostamente têm laços com a Rússia (Royalty-free/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de março de 2023 às 14h45.

As autoridades alemãs anunciaram, nesta segunda-feira, 6, uma operação em colaboração com o FBI e a agência policial europeia contra uma rede de hackers ligada à Rússia que tentou atacar mais de 600 instituições, incluindo o sistema de saúde do Reino Unido.

Após uma longa investigação, as autoridades revistaram várias propriedades na semana passada na Alemanha e na Ucrânia, de acordo com a polícia estadual alemã de Renânia do Norte-Vestfália, que liderou a operação.

A rede é acusada de "chantagem digital" e "sabotagem informática" e supostamente atacava suas vítimas com ransomware (programa de sequestro de dados), exigindo grandes quantias de dinheiro em troca dos dados.

Seu primeiro grande ataque foi contra o sistema de saúde do Reino Unido em 2017 e depois teve como alvo empresas e instituições, disseram as autoridades alemãs.

Na Alemanha, seus alvos incluíam o hospital universitário de Dusseldorf e o grupo de mídia Funke, uma grande editora de jornais e revistas.

As autoridades alemãs emitiram mandados de prisão para três supostos mentores do grupo, que supostamente têm laços com a Rússia.

Policiais da Holanda e da Ucrânia também participaram da operação.

De acordo com Markus Hartmann, um alto funcionário alemão do crime cibernético, este caso destaca a natureza internacional dos ataques cibernéticos, tanto para os perpetradores quanto para as vítimas.

"No entanto, o sucesso da operação também demonstra que as agências de aplicação da lei são capazes de atuar em escala internacional", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaRússiaHackers

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia