Mundo

Alemanha convoca nova reunião climática

Encontro servirá como preparação para cúpula do México

Felipe Calderón e Angela Merkel: reunião climática para preparar terreno para a cúpula do México (.)

Felipe Calderón e Angela Merkel: reunião climática para preparar terreno para a cúpula do México (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Bonn, Alemanha - A Alemanha convoca a partir de domingo às margens do Reno uma reunião ministerial sobre o clima co-presidida pelo México, anfitrião da próxima conferência da ONU, para tentar dar impulso às difíceis negociações desde o fracasso da COP15 em dezembro em Copenhague.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente mexicano, Felipe Calderón, abrirão o "diálogo de Petersberg", nome do castelo que os receberá perto de Bonn.

Cerca de 40 ministros anunciaram sua participação neste encontro que se prolongará até terça-feira com o propósito de restabelecer a confiança abalada pelo infeliz desenlace da cúpula de Copenhague, ante a perspectiva da próxima conferência no México, no final de novembro.

"As negociações se veem deteriorada pela falta de confiança e liderança", destaca o ministro do Meio Ambiente alemão, Norbert Röttgen, em sua carta de convite.

O primeiro encontro do ano, em meados de abril, em Bonn, com apoio da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), permitiu medir a desconfiança entre as delegações e o alcance dos obstáculos a superar.

"Se assistirmos a outro fracasso no México, isso trará consigo uma grave perda de confiança sobre a eficácia desse processo", advertiu, então, o secretário-geral da convenção, Yvo de Boer.

Fora a Europa, que envia sete ministros e sua comissária para o clima, Connie Hedegaard, estarão representados os Estados Unidos, os grandes emergentes (China, Índia, Brasil e África do Sul), assim como a África, os pequenos Estados insulares (Maldivas, Granada, Barbados) e alguns dos países mais vulneráveis ao problema, como Bangladesh.
 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaAquecimento globalClima

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher