Mundo

Alemanha indenizará menores de idade que fugiram do nazismo

O Reino Unido recebeu cerca de 10 mil menores entre dezembro de 1938 e setembro de 1939

O "Kindertransport" começou quando as autoridades britânicas aceitaram receber menores de 17 anos da Alemanha e de países anexados (Mehdi Fedouach/AFP/AFP)

O "Kindertransport" começou quando as autoridades britânicas aceitaram receber menores de 17 anos da Alemanha e de países anexados (Mehdi Fedouach/AFP/AFP)

E

EFE

Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 15h13.

Nova York - O Governo alemão compensará economicamente os sobreviventes do "Kindertransport", as crianças - a maioria judia -, que o Reino Unido recebeu entre dezembro de 1938 e setembro de 1939, provenientes da Alemanha nazista.

Segundo anunciou nesta segunda-feira a Conferência sobre Demandas Materiais Judaicas contra a Alemanha, com sede em Nova York, estas indenizações aos sobreviventes coincidem com o 80° aniversário deste êxodo que ficou conhecido como "Kindertransport".

"Nossas equipes nunca perderam a esperança de que chegaria o momento no qual poderíamos fazer este anúncio histórico", disse Julius Berman, presidente desta associação.

Este transporte de menores, realizado em trens, afetou cerca de 10 mil menores.

O "Kindertransport" começou quando as autoridades britânicas aceitaram receber menores de 17 anos da Alemanha e dos países que o regime de Adolf Hitler tinha anexado.

A organização conta como muitos pais viram neste meio a única oportunidade de salvar seus filhos dos "horrores de viver sob os nazistas".

Para ter acesso à compensação será criado um fundo em janeiro para os sobreviventes.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCriançasNazismoReino Unido

Mais de Mundo

Em encontro com Boric, Lula diz que Trump trata latinos como 'inimigos'

Eleições no Canadá registram recorde de votação antecipada

Irã anuncia adiamento da reunião técnica nuclear com os EUA para sábado