Mundo

Alemanha teve 10 ataques por dia contra refugiados em 2016

O governo afirma que "as pessoas que fogem de seu país e pedem proteção na Alemanha têm direito a esperar um refúgio seguro"

Alemanha: Os ataques deixaram 560 feridos, incluindo 43 crianças (Sean Pavone/ThinkStock)

Alemanha: Os ataques deixaram 560 feridos, incluindo 43 crianças (Sean Pavone/ThinkStock)

A

AFP

Publicado em 26 de fevereiro de 2017 às 13h27.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2017 às 13h45.

A Alemanha registrou em 2016 quase 3.500 ataques contra refugiados e demandantes de asilo, uma média de quase 10 por dia, informou o ministério do Interior.

Os ataques deixaram 560 feridos, incluindo 43 crianças, respondeu o ministério a um questionamento parlamentar, ao qual a AFP teve acesso neste domingo.

O governo "condena com firmeza" a violência e afirma que "as pessoas que fogem de seu país e pedem proteção na Alemanha têm direito a esperar um refúgio seguro".

De acordo com dados da polícia, 2.545 ataques foram dirigidos contra refugiados. Tami, aconteceram ataques contra 988 estruturas de recepção de refugiados e demandantes de asilo, incluindo incêndios provocados, um número um pouco inferior ao de 2015.

Naquele ano, em plena crise de refugiados na Europa, A Alemanha recebeu 890.000 demandantes de asilo, uma onda de chegadas que pressionou o governo da chanceler Angela Merkel e provocou o avanço do partido xenófobo AfD.

Em 2016, o fluxo de chegadas caiu para 280.000 pessoas, sobretudo pelo fechamento da chamada "rota dos Balcãs" e pelo polêmico acordo de recepção de refugiados entre a UE e Turquia.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaRefugiadosViolência urbana

Mais de Mundo

Príncipe Harry confessa que quer 'reconciliação' com o resto da família real

Chile anula alerta de tsunami na Antártida, mas mantém precaução em Magallanes

Hamas expressa disposição para libertar reféns, mas acusa Netanyahu de prolongar guerra

Venezuela rejeita ordem da CIJ de suspender eleições em área disputada com Guiana