Mundo

Alguns europeus terão vacina antes do fim do ano, diz Comissão Europeia

"O relaxamento de medidas contra a covid-19 são um risco muito grande para uma terceira onda", alertou Ursula Von Der Leyen

Von Der Leyen diz que alguns países europeus podem receber vacinas contra covid-19 ainda neste ano (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Von Der Leyen diz que alguns países europeus podem receber vacinas contra covid-19 ainda neste ano (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 08h09.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, disse nesta quarta-feira, 25, no Parlamento Europeu, que alguns cidadãos do continente terão acesso à vacina contra a covid-19 antes do fim deste ano. "Mas o relaxamento de medidas contra a covid-19 são um risco muito grande para uma terceira onda", alertou.

Como fica a bolsa com o lançamento da vacina? Veja agora a análise das melhores empresas para investir hoje 

Ursula Von Der Leyen defendeu ainda, no Parlamento Europeu, a cláusula do Orçamento 2021-2027 e do fundo de recuperação da crise que prevê a necessidade de respeito ao Estado de Direito para os países terem acesso aos recursos.

A Polônia e a Hungria são contra o dispositivo e bloqueiam as discussões. "É difícil entender os problemas com o Estado de Direito", destacou Von Der Leyen.

As declarações de Ursula foram feitas em uma plenária para debater a preparação do Conselho Europeu, que será realizado em 10 e 11 de dezembro. Eurodeputados defenderam o ponto de vista da presidente da Comissão.

A francesa Valérie Hayer, do Em Marcha!, afirmou que a UE não pode ser chantageada. O italiano Dino Giarrusso, do Movimento 5 Estrelas, acusou disse que a Hungria e a Polônia têm de assumir suas responsabilidades e desobstruir a discussão. "Nossos filhos tem de ter acesso a estes recursos", afirmou Giarrusso.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaVacinasCoronavírus

Mais de Mundo

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76