Mundo

Anexação à Rússia: dois de quatro territórios fazem pedido oficial a Putin

Líderes das regiões ucranianas de Luhansk e Kherson, apontados por Putin, publicaram solicitações que seriam o prelúdio para o presidente russo declarar a anexação

Referendo na Ucrânia: 2 de 4 territórios fazem pedido oficial a Putin para anexação à Rússia (Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)

Referendo na Ucrânia: 2 de 4 territórios fazem pedido oficial a Putin para anexação à Rússia (Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de setembro de 2022 às 12h33.

Última atualização em 28 de setembro de 2022 às 13h39.

Os líderes das regiões ucranianas de Luhansk e Kherson, apontados pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin, publicaram mensagem no Telegram com as solicitações feitas para que seus territórios se unam à Rússia.

O administrador de Luhansk, Leonid Pasechnik, mencionou supostos crimes ucranianos e a ameaça de genocídio como a razão para seu pedido, endereçado a Putin. Mais tarde, o líder da região de Kherson, Vladimir Saldo, fez o mesmo.

As outras duas regiões ocupadas pela Rússia na Ucrânia devem fazer o mesmo. As solicitações são o prelúdio para Putin declarar a anexação, nos próximos dias.

A Rússia organizou votação nas quatro regiões que controla sobre se a população gostaria de se separar da Ucrânia e se unir ao território russo.

O Ocidente e a própria Ucrânia denunciaram a votação como uma fraude, mas autoridades pró-Moscou nas quatro regiões têm dito que a população local apoiou enormemente a separação da Ucrânia.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Eslovênia proíbe entrada de Netanyahu no país por supostos crimes de guerra em Gaza

Índia tem protestos violentos da Gen Z por mais autonomia e empregos

Casal é preso na Argentina após mostrar quadro roubado por nazista em anúncio na internet

Impedido de ir aos EUA, presidente da Autoridade Palestina pede ações da ONU contra Israel