Mundo

Angela Merkel deve ter maioria no Parlamento, diz pesquisa

Na pesquisa do instituto Forsa, o bloco formado pela União Democrata Cristã (CDU), Partido Liberal Democrata (FDP) e União Social Cristã (CSU) tem 46% das intenções de voto


	Neste mês, Merkel afirmou que "será uma disputa muito concorrida e um resultado eleitoral muito apertado"
 (REUTERS/Tobias Schwarz)

Neste mês, Merkel afirmou que "será uma disputa muito concorrida e um resultado eleitoral muito apertado" (REUTERS/Tobias Schwarz)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2013 às 11h40.

Berlin - Menos de dois meses antes das eleições nacionais da Alemanha, uma pesquisa de opinião divulgada nesta quarta-feira mostrou que a coalizão da chanceler Angela Merkel deve conquistar maioria no Parlamento.

Na pesquisa do instituto Forsa, o bloco formado pela União Democrata Cristã (CDU), Partido Liberal Democrata (FDP) e União Social Cristã (CSU) tem 46% das intenções de voto, mesma taxa da última pesquisa. Os outros partidos representados no Parlamento alemão - Partido social-democrata (SDP), Partido Verde e o pós-comunista A Esquerda - possuem 43% das intenções de voto.

Quando questionados sobre o partido em que votariam se as eleições ocorressem este domingo, 41% apoiaram a CDU/CSU, mesma taxa da pesquisa anterior. O FDP permaneceu com 5%.

O SPD estagnou em 22%, enquanto os Verdes subiram um ponto, para 13%. A Esquerda cedeu um ponto para 8%.

A pesquisa encomendada pela revista Stern e pela emissora RTL Public foi realizada com 2.501 entrevistados de 22 a 26 de julho. A margem de erro estatístico é de mais ou menos 2,5 pontos porcentuais.

Contudo, a maioria das pesquisas ao longo dos últimos meses não mostrou nenhuma maioria para o grupo de Merkel, nem para a coalizão desejada de seu adversário social-democrata Peer Steinbrueck com os Verdes. Neste mês, Merkel previu que "será uma disputa muito concorrida e um resultado eleitoral muito apertado".

Dado que os partidos tradicionais excluíram uma coalizão com o partido A Esquerda, o mais provável cenário para o momento ainda é um grande governo de coalizão de conservadores de Merkel com os social-democratas. Fonte: Market News International.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleiçõesEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira