Mundo

Queimada causou apagão no Nordeste

De acordo com a ONS, uma queimada em uma fazenda levou ao desligamento de duas linhas de transmissão privadas no Piauí, deixando o Nordeste no escuro – de novo

Torre de energia elétrica (Bruno Vincent/Getty Images)

Torre de energia elétrica (Bruno Vincent/Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 28 de agosto de 2013 às 19h46.

São Paulo -  Uma queimada iniciada em uma fazenda do Piaui é a causa do apagão que atingiu todo o Nordeste, na tarde desta quarta-feira. Com o incidente, duas linhas de transmissão privadas foram desligadas, ocasionando o blecaute de grandes proporções na região, o segundo em menos de um ano.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico diz que devido ao foco de calor, às 14h58, ocorreu o desligamento da primeira linha de transmissão (Ribeiro Gonçalves, em São João do Piauí), pertencente à empresa espanhola Ienne, controlada pela Isolux.

Pouco tempo depois, às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí, da Taesa, empresa controlada pela Cemig.

O desligamento das duas linhas, segundo a ONS, "configurou uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)".

Houve a perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste.

Segundo a ONS, o restabelecimento do serviço na região Nordeste estava praticamente concluído às 17h30.

16 milhões no escuro

O mega blecaute, iniciado pouco depois das 15h desta quarta-feira, atingiu oito estados: Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e Alagoas. Cerca de 16 milhões de pessoas ficaram no escuro.

Ao constatarem a falta de luz, vários internautas começaram a relatar o problema nas redes sociais, como o Twiiter, onde o novo apagão virou motivo de piada entre os internautas. Um dos internautas comparou o novo apagão no Nordeste ao Natal, "que acontece todo ano".

Em outubro de 2012, um apagão deixou na escuridão 100% do Nordeste e 77% dos estados do Tocantins e Pará na madrugada, o quarto de uma série de apagões registrados em menos de 35 dias naquele ano.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaONS

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher