Mundo

Assento no Conselho de Segurança será de Holanda e Itália

Bolívia, Etiópia, Suécia e Cazaquistão também foram eleitos na votação da Assembleia Geral para formar o Conselho de Segurança


	Conselho de Segurança: Bolívia, Etiópia, Suécia e Cazaquistão também foram eleitos na votação da Assembleia Geral para formar o Conselho de Segurança
 (Emmanuel Dunand/AFP)

Conselho de Segurança: Bolívia, Etiópia, Suécia e Cazaquistão também foram eleitos na votação da Assembleia Geral para formar o Conselho de Segurança (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 21h27.

Itália e Holanda concordaram nesta terça-feira em compartilhar um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, após um empate na votação para designar os membros não permanentes do Conselho.

Bolívia, Etiópia, Suécia e Cazaquistão também foram eleitos na votação da Assembleia Geral para formar o Conselho de Segurança.

As cinco votações realizadas não conseguiram desempatar entre Itália e Holanda, que ficaram com 95 votos cada uma, distante dos 128 votos necessários para a indicação.

O chanceler holandês, Bert Koenders, anunciou o compromisso entre Itália e Holanda para compartilhar, pelo período de dois anos, a cadeira no Conselho.

O ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, afirmou que diante "do empate perfeito", compartilhar o assento no Conselho é uma "maneira de mostrar uma mensagem de unidade" entre os dois países europeus.

Os países eleitos ocuparão seu assento a partir de 1º de janeiro de 2017, pelo prazo de dois anos, em uma votação que se organiza sobre base regional.

Bolívia e Etiópia, que foram pré-selecionados por seus respectivos grupos regionais, obtiveram 183 e 185 votos, respectivamente.

Na região Ásia-Pacífico, o Cazaquistão superou claramente a Tailândia, por 138 votos a 55.

Itália, Holanda e Suécia disputavam as duas vagas reservadas à Europa ocidental.

Os novos países eleitos substituirão Espanha, Malásia, Nova Zelândia, Angola e Venezuela, e se unirão aos outros membros não permanentes: Japão, Egito, Senegal, Ucrânia e Uruguai.

O Conselho é integrado ainda por cinco membros permanentes: Estados Unidos, França, Rússia, China e Reino Unido, todos com direito a veto.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUEuropaHolandaItáliaONUPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México

Partido no poder tem vitória ampla em Singapura

Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa

Presidente da Sérvia tem alta após ser hospitalizado em retorno dos Estados Unidos