Área residencial em Moscou é isolada após ataque de drones ucranianos (Reprodução / redes sociais)
Agência de notícias
Publicado em 6 de maio de 2025 às 07h04.
A Ucrânia atacou o território russo na madrugada desta terça-feira (hora local) com drones direcionados principalmente a Moscou, que afetaram as operações de cerca de uma dezena de aeroportos, informaram as autoridades russas.
O ataque ocorreu dias antes das comemorações, em Moscou, pelo fim da Segunda Guerra Mundial, com um desfile militar na presença do presidente Vladimir Putin e de cerca de vinte líderes estrangeiros.
O prefeito de Moscou, Serguêi Sobianin, disse que 19 drones foram interceptados pela defesa antiaérea enquanto se dirigiam à capital.
Ele informou que os destroços caíram sobre uma avenida importante no sul de Moscou e que, inicialmente, não houve registro de vítimas.
No entanto, a mídia russa divulgou imagens de uma janela rachada em um supermercado e da fachada enegrecida de um edifício residencial.
Quatro aeroportos da capital – Sheremetievo, Domodedovo, Vnúkovo e Zhukovski – impuseram restrições temporárias durante a noite e alguns fecharam todas as suas pistas, segundo a agência russa de aviação civil, Rosaviatsia.
O funcionamento de vários outros aeroportos russos foi interrompido, em especial os de grandes cidades ao longo do rio Volga, como Nizhni Novgorod, Samara e Volgogrado.
Os governadores das regiões do Sul, Voronezh e Penza, relataram, respectivamente, que 18 e 10 drones ucranianos foram interceptados sobre seus territórios, sem deixar vítimas.
Na região fronteiriça de Kursk, um ataque ucraniano deixou dois adolescentes feridos e causou apagões, segundo o governador Alexander Jinstein.
Do lado ucraniano, um bombardeio russo com drones deixou um morto na região de Odessa, informou o governador Oleg Kiper.
A Rússia anunciou um cessar-fogo de três dias, de 8 a 10 de maio, em razão das comemorações da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A Ucrânia ainda não revelou se cumprirá a trégua anunciada por Putin.