Mundo

Ataque suicida mata 20 pessoas em mesquita sunita no Iraque

Não ficou claro quem estava por trás da explosão, que parece fazer parte de uma contínua campanha de ataques de militantes


	Ataque em Diyala: província oned ocorreu a explosão tem sofrido um número crescente de ataques nas últimas semanas
 (REUTERS/Stringer)

Ataque em Diyala: província oned ocorreu a explosão tem sofrido um número crescente de ataques nas últimas semanas (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 12h19.

Bagdá - Um homem-bomba detonou seus explosivos dentro de uma mesquita sunita no centro do Iraque, matando pelo menos 20 pessoas, em pleno sermão de sexta-feira, disseram a polícia e os médicos.

A explosão ocorreu na cidade de Wajihiya, na província étnica e religiosamente diversificada de Diyala, que tem sofrido um número crescente de ataques nas últimas semanas.

Não ficou claro quem estava por trás da explosão, que parece fazer parte de uma contínua campanha de ataques de militantes, suscitando temores de um conflito mais amplo em um país onde os curdos, xiitas e sunitas ainda precisam encontrar um acordo estável para compartilhar o poder.

As tensões sectárias foram inflamadas pela guerra civil na vizinha Síria, que tem motivado combatentes xiitas e sunitas do Iraque a lutar em seu próprio país.

Insurgentes sunitas, incluindo o Estado Islâmico do Iraque, ligado à Al Qaeda, têm recuperado a força nos últimos meses, segundo fontes de segurança.

Mais de 460 pessoas foram mortas em ataques de militantes em julho, de acordo com o grupo de monitoramento da violência Iraq Body Count.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoExplosõesIraqueIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Pacotes vindos da China aos EUA sofrerão tarifa punitiva a partir de sexta-feira

Juiz indicado por Trump diz que usar Lei do Inimigo Estrangeiro para deportar imigrantes é ilegal

Elon Musk admite que o DOGE não alcançou seus objetivos iniciais

Trump nomeia assessor de segurança Mike Waltz como novo embaixador dos EUA na ONU