Mundo

Atentado em Istambul é atribuído a militante esquerdista

O autor do atentado foi identificado pela polícia como Ibrahim Çuhadar, um jovem que tinha vínculos com o Partido Revolucionário de Libertação Popular (DHPK/C)


	Polícia cerca área de atentado em Istambul
 (Bulent Kilic/AFP)

Polícia cerca área de atentado em Istambul (Bulent Kilic/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 20h47.

Istambul -Um militante de extrema-esquerda é apontado como responsável por perpetrar um atentado suicida nesta terça-feira em uma delegacia de Istambul que deixou um morto e oito feridos, segundo anunciaram os meios de comunicação da Turquia.

Segundo os canais de televisão ''CNNTurk'' e ''NTV'', o autor do atentado foi identificado pela polícia como Ibrahim Çuhadar, um jovem que tinha vínculos com o Partido Revolucionário de Libertação Popular (DHPK/C).

A rede ''NTV'' informou que o militante cruzou o pátio da delegacia de Sultangazi, um bairro da periferia de Istambul, e tentou entrar no edifício principal, mas foi retido no detector de metais da entrada, momento em que lançou uma granada.

Neste momento, o agente Bulent Ozkan disparou dois tiros contra o autor do atentado, mas não conseguiu impedir que Çuhadar explodisse outra bomba que carregava junto ao corpo, matando a si mesmo e ao policial.

O atentado deixou, além disso, sete feridos, quatro deles policiais e três civis.

O DHKP/C é uma organização de extrema-esquerda considerada terrorista na Turquia que esporadicamente realiza atentados suicidas, assassinatos e ataques a alvos que considera ''imperialistas''. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTerrorismoTerroristasTurquia

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira