Mundo

Atentado suicida mata 15 pessoas de minoria iraquiana

Militantes islâmicos sunitas presentes na província de Nínive têm atacado os shabaks, predominantemente xiitas, na região onde ocorreu o ataque


	Atentados no Iraque: mais de 6 mil pessoas morreram em atentados violentos este ano no Iraque, de acordo com o grupo de monitoramento Iraq Body Count
 (Ahmed Malik/Reuters)

Atentados no Iraque: mais de 6 mil pessoas morreram em atentados violentos este ano no Iraque, de acordo com o grupo de monitoramento Iraq Body Count (Ahmed Malik/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 13h12.

Mosul - Um suicida dirigindo uma veículo cheio de explosivos cometeu um atentado em uma vila no norte do Iraque, nesta quinta-feira, matando pelo menos 15 membros da minoria shabak, disse a polícia.

Não ficou imediatamente claro quem estava por trás do ataque, mas militantes islâmicos sunitas presentes na província de Nínive têm atacado os shabaks, predominantemente xiitas, na região, e os alertaram para se retirar.

O ataque ocorreu na vila de Mwafaqiya, onde famílias shabak se estabeleceram após serem ameaçadas e fugirem da capital provincial, Mosul.

"Às 6h da manhã, um suicida em um caminhão bomba detonou a si mesmo em meio às casas da minha vila", disse Qusay Abbas, um ex-representante dos shabak na Assembleia de Mosul. "Ainda há pessoas sob os destroços das casas." Islâmicos sunitas e outros insurgente, incluindo uma ramificação da Al Qaeda, têm avançado este ano na violência contra o governo xiita do Iraque e seus aliados.

Mais de 6 mil pessoas morreram em atentados violentos este ano no Iraque, de acordo com o grupo de monitoramento Iraq Body Count.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaIraqueIslamismoMortesReligiãoTerrorismoXiitas

Mais de Mundo

Trump diz a Musk que ele pode ficar pelo tempo que quiser

EUA busca China para dialogar sobre tarifas, diz imprensa estatal

Kamala Harris denuncia visão 'egoísta' com que Trump governa os EUA

Ataque ucraniano com drones deixa 7 mortos em cidade ocupada pela Rússia