Mundo

Aumenta receita e cai despesa dos consumidores dos EUA em junho

Apesar do recuo de 0,2% nas despesas, a receita dos trabalhadores subiu 0,1% em junho, o menor aumento desde novembro

A redução na despesa dos consumidores tem impacto substancial na economia dos EUA, já que representa quase 70% do PIB norte-americano (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

A redução na despesa dos consumidores tem impacto substancial na economia dos EUA, já que representa quase 70% do PIB norte-americano (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 11h50.

Washington - A receita dos trabalhadores nos Estados Unidos aumentou 0,1% em junho, o menor aumento desde novembro, embora a despesa dos consumidores tenha recuado 0,2%, o primeiro recuo em quase dois anos, informou nesta terça-feira o Departamento de Comércio.

Como resultado, a taxa individual de economia subiu de 5% de receita disponível depois do pagamento de impostos registrado em maio, para 5,4% em junho, o nível mais alto no decorrer deste ano.

O índice de preços em despesas de consumo, uma das três medidas da inflação nos Estados Unidos, diminuiu 0,2%, excluídos os preços dos alimentos e energia, os mais voláteis, o núcleo da inflação deste indicador foi de 0,1%.

A redução na despesa dos consumidores tem impacto substancial na economia dos EUA, já que representa quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB), afetado agora pelo alto nível de desemprego e crescimento das remunerações que caminha na retaguarda da inflação.

O Governo informou que entre abril e junho a economia dos EUA cresceu a ritmo anual de 1,3%, depois do percentual de 0,4% registrado no trimestre anterior.

No segundo trimestre, a despesa dos consumidores cresceu apenas 0,1%, o aumento mais frágil desde a segunda metade de 2009, quando chegou ao fim a recessão mais profunda e prolongada em quase oito décadas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ConsumoConsumidores

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina