Mundo

Autor do atentado em Boston envolvido em triplo homicídio

A revelação teria sido feita por outro jovem interrogado nesta quarta-feira pelo FBI, antes de ser morto pelos agentes federais


	Cartaz de apoio a Dzhokhar Tsarnaev: Ibragim Todashev morou em Boston até há pouco tempo e compartilhava com Tsarnaev o gosto pelas artes marciais
 (Elena Fitkulina/AFP)

Cartaz de apoio a Dzhokhar Tsarnaev: Ibragim Todashev morou em Boston até há pouco tempo e compartilhava com Tsarnaev o gosto pelas artes marciais (Elena Fitkulina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 09h03.

Boston - Tamerlan Tsarnaev, um dos autores do atentado durante a maratona de Boston, participou de um triplo homicídio cometido em 2011, revelou o jovem interrogado nesta quarta-feira pelo FBI, antes de ser morto pelos agentes federais.

De acordo com o FBI, um agente federal matou nesta quarta-feira, em Orlando (Flórida), o jovem Ibragim Todashev, ligado a Tamerlan, o mais velho dos irmãos de origem chechena acusados pelo atentado de 15 de abril, em Boston, que deixou três mortos e 264 feridos.

Segundo a imprensa local, Todashev, também de origem chechena, admitiu no interrogatório que ele e Tamerlan estavam implicados no triplo homicídio realizado em 11 de setembro de 2011 em Waltham, na região de Boston.

O escritório regional do FBI e o promotor do condado de Middlesex não confirmaram a informação.

"Há uma investigação aberta e ativa pelos homicídios de 2011, mas não estamos autorizados a comentar detalhes de uma investigação em curso", disse à AFP uma porta-voz da promotoria de Middlesex.

Os três corpos encontrados em Waltham estavam decapitados e cobertos de maconha e dólares, segundo a imprensa americana.

Ibragim Todashev, 27 anos, foi morto por um agente federal ao atacá-lo com uma faca durante o interrogatório, segundo o canal de televisão NBC.


"O agente, dois policiais do Estado de Massachusetts e outros representantes das forças da ordem interrogavam um indivíduo sobre o atentado na maratona de Boston quando este indivíduo provocou um violento enfrentamento", disse o FBI em um comunicado.

Segundo a polícia federal americana, "o indivíduo foi 'abatido' no confronto e o agente ficou levemente ferido".

Ibragim Todashev morou em Boston até há pouco tempo e compartilhava com Tsarnaev o gosto pelas artes marciais, segundo um de seus amigos, Khusn Taramiv.

Taramiv revelou que Todashev conversou por telefone, no mês passado, com Tsarnaev, e que o FBI o investigava desde o atentado em Boston.

De acordo com a rede de televisão NBC, o FBI não suspeitava da participação de Todashev no ataque durante a maratona, mas investigava seu envolvimento nos homicídios de Waltham.

Tamerlan Tsarnaev foi morto em um confronto com a polícia no dia 19 de abril e seu irmão, Dzhojar, detido horas depois em meio a uma megaoperação policial nos subúrbios de Boston.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Boston (Massachusetts)

Mais de Mundo

Irã aceitaria controle em suas instalações nucleares por suspensão das sanções, diz jornal

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA