Mundo

Autoridades brasileiras que deixaram Israel voltarão ao Brasil em avião fretado da Arábia Saudita

Comitiva chegou a Jordânia na manhã de hoje, acompanhada por diplomatas brasileiros

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de junho de 2025 às 13h54.

O Itamaraty confirmou que a comitiva formada por 12 autoridades municipais brasileiras atravessou a fronteira e chegou à Jordânia na manhã desta segunda-feira, 16. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários seguirão por terra até a Arábia Saudita, onde embarcarão em uma aeronave particular, paga pelo grupo.

Uma outra delegação brasileira continua em Israel e está impedida de deixar o país desde o início da guerra com o Irã, que começou na semana passada. O Itamaraty analisa opções de saída e negocia, com os israelenses, a escolta desses pessoas até uma das opções de saída. Um interlocutor que acompanha o caso disse acreditar que o caminho será novamente a Jordânia.

A ida da comitiva de autoridades municipais para a Jordânia é resultado de conversas entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler jordaniano, Ayman Safadi, que ocorreram neste fim de semana. Com os sauditas, o governo brasileiro conseguiu autorização de sobrevoo e pouso para o avião fretado, informou um integrante da área diplomática.

Os membros da delegação foram recebidos por funcionários da Embaixada do Brasil em Amã, que acompanharão a comitiva na travessia até a Arábia Saudita.

Segundo relato feito pelo Tesoureiro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Nélio Aguiar, que integra a comitiva que se encontra na Jordânia, a travessia de Israel até a Jordânia foi feita de ônibus.

Acompanhe tudo sobre:ItamaratyIsrael

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina