Avião: cargueiro militar turco C-130 caiu na Geórgia após decolar do Azerbaijão (Turkey Tribune/X/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 11 de novembro de 2025 às 15h05.
Um avião militar C-130 da Turquia caiu nesta terça-feira, 11, na região de Kakheti, na Geórgia, após decolar do Azerbaijão, segundo informações da agência Reuters. A aeronave transportava pelo menos 20 pessoas. Ainda não há confirmação sobre o número de vítimas nem sobre as causas do acidente.
Imagens iniciais do local, próximo à fronteira com o Azerbaijão, mostravam destroços espalhados por uma área de pastagem e parte da fuselagem em chamas, com uma densa coluna de fumaça no ar.
Vídeos que circulam nas redes sociais pareciam registrar o momento em que o avião girava em espiral antes de atingir o solo e explodir.
WILD FOOTAGE 🔴
Watch as Turkish Air Force C-130 transport aircraft crashes in Georgia shortly after departing from Azerbaijan. pic.twitter.com/4qsUPKClZe
— Open Source Intel (@Osint613) November 11, 2025
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, interrompeu um discurso em Ancara para prestar condolências pelos “mártires”. Erdogan e o Ministério da Defesa não divulgaram o número de mortos nem o motivo da queda.
Segundo a Reuters, informações da imprensa local indicam que a aeronave, de fabricação americana, transportava militares turcos e possivelmente também azeris, embora a quantidade de cada grupo não tenha sido confirmada.
O Ministério da Defesa da Turquia afirmou que 20 integrantes das Forças Armadas estavam a bordo, mas não deu detalhes adicionais.
O ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, informou que as equipes de resgate da Geórgia alcançaram os destroços por volta das 17h (horário local) e que as operações de busca continuam.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, conversou por telefone com Erdogan e lamentou a “perda de militares” no acidente, de acordo com comunicado oficial.