Mundo

Ban Ki-moon se preocupa com satélite da Coreia do Norte

Ban 'está seriamente preocupado' com lançamento de foguete no dia 15 de abril para comemorar o centenário de nascimento do fundador do país, Kim Il-sung

O principal responsável do organismo internacional reiterou seu pedido a Coreia do Norte 'para que cumpra todas as resoluções do Conselho de Segurança (Sebastien Feval/AFP)

O principal responsável do organismo internacional reiterou seu pedido a Coreia do Norte 'para que cumpra todas as resoluções do Conselho de Segurança (Sebastien Feval/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 20h33.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta sexta-feira sua preocupação pelo anúncio da Coreia do Norte que em abril lançará um satélite mediante um foguete de longo alcance e pediu ao país que 'reconsidere' a decisão.

Segundo um comunicado da ONU, Ban 'está seriamente preocupado' com o anúncio da Coreia do Norte, que pretende lançar o foguete no dia 15 de abril para comemorar o centenário de nascimento do fundador do país, Kim Il-sung.

O principal responsável do organismo internacional reiterou seu pedido a Coreia do Norte 'para que cumpra todas as resoluções do Conselho de Segurança, em particular a 1874, que proíbe qualquer lançamento de tecnologia de mísseis balísticos'.

Além disso, pediu às autoridades norte-coreanas que 'reconsiderem sua decisão em linha com seu recente compromisso de contenção no lançamento de mísseis de longo alcance'.

A Coreia do Norte anunciou hoje o lançamento de um satélite de observação terrestre de órbita polar (Kwangmyongsong-3) 'rumo ao sul desde a estação de Sohae, no condado de Cholsan, província de Pyongan do Norte', segundo indicou a agência de notícias 'KCNA', que citou um porta-voz do Comitê de Tecnologia Espacial da Coreia do Norte.

A fonte explicou que o lançamento, que será realizado junto ao Mar Amarelo, perto da fronteira com a China, acontecerá entre os dias 12 e 16 de abril, e que o satélite norte-coreano será levado pelo foguete Unha-3.


A Coreia do Norte lançou em abril de 2009 o foguete Taepodong-2 com o satélite de comunicações Kwangmyongsong-2, que, segundo o governo norte-coreano, entrou em órbita, embora os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos assegurem que caiu ao mar sem alcançar seu objetivo.

O lançamento do foguete Taepodong-2 valeu à Coreia do Norte a condenação de parte da comunidade internacional, que interpretou o caso como o teste disfarçado de um míssil balístico de longo alcance.

A ONU emitiu nessa ocasião uma declaração que considerou o lançamento uma violação da resolução de seu Conselho de Segurança que restringe os testes de mísseis balísticos e nucleares do país comunista, mas não chegou a decretar sanções por falta de acordo.

O atual presidente rotativo do Conselho, o embaixador britânico Mark Lyall Grant, insistiu hoje que todas as resoluções do principal órgão de segurança internacional devem ser cumpridas e acrescentou que se a Coreia do Norte levar adiante o lançamento, esse fato pode ser considerado uma violação dessas decisões. 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaONUSatélitesConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda