Mundo

Bancada petista se reúne para definir integrantes da CPMI

No encontro, o partido também deverá definir o nome do relator da comissão, criada para investigar o empresário, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais

Entrevista coletiva com o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto, que falou, entre outros assuntos, sobre a CPMI do Cachoeira (José Cruz/ABr)

Entrevista coletiva com o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto, que falou, entre outros assuntos, sobre a CPMI do Cachoeira (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2012 às 23h40.

Brasília - Último partido a anunciar os nomes para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o PT reunirá sua bancada na manhã de terça-feira (24) para definir as seis indicações a que o partido tem direito – três titulares e três suplentes. No encontro, o partido também deverá definir o nome do relator da comissão, criada para investigar a relação do empresário, suspeito de comandar um esquema de jogos ilegais com a participação de políticos e agentes públicos e privados.

Desde a semana passada, o líder do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), tem dito que vem conversando com os 85 parlamentares da bancada antes definir os escolhidos.

“Todos [os deputados] que compõem a nossa bancada têm condições de integrar a CPMI. Alguns manifestaram interesse em participar e outros se colocaram à disposição”, disse Tatto.

Hoje (23), o líder informou que não pretende indicar deputados que estão envolvidos com as eleições municipais de outubro como candidatos ou como coordenadores de campanha.

O deputado petista afirmou ainda que a eventual exclusão da empresa Delta das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não prejudicará o programa. A empresa é acusada de fazer parte do esquema montado por Carlinhos Cachoeira, que está preso em Brasília.

Segundo Tatto, todas as pessoas ou empresas que cometeram "malfeitos" devem ser investigadas e punidas.

"Se a CPMI eventualmente descobrir outras irregularidades no governo serão tomadas medidas e isso é bom. Ninguém aceita irregularidade", argumentou.

A presidente em exercício do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), convocou para amanhã (24), às 19h30, sessão conjunta da Câmara e do Senado para o anúncio oficial dos membros da CPMI do Cachoeira.

Depois da sessão, a comissão já poderá ser instalada, o que está previsto para a próxima quarta-feira (25), quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPMI e nomeado o relator. Por ter a maior bancada no Senado, o PMDB tem direito à presidência da comissão e já indicou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o cargo.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticaCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin durante cúpula com europeus para resolver guerra na Ucrânia

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca