Mundo

Barroso diz que saída de Portugal do euro seria uma "tragédia"

Barroso, ex-premiê português, disse em entrevista ao canal de TV local RTP que deixar a zona do euro seria um "cenário que não deveria nem ser considerado".

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso (Rodrigo César/EXAME.com)

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso (Rodrigo César/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 20h50.

Lisboa - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, alertou Portugal nesta segunda-feira que deixar a zona do euro seria uma "tragédia". Barroso, ex-premiê português, disse em entrevista ao canal de TV local RTP que deixar a zona do euro seria um "cenário que não deveria nem ser considerado".

"Isso seria uma tragédia para Portugal", afirmou ele quando questionado sobre as propostas de alguns economistas de o país não mais adotar a moeda única. Ele disse que Portugal tem capacidade de preencher os requisitos para receber um plano de ajuda de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, permitindo novamente que o país cresça.

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso, acrescentando que o governo de coalizão de maioria de centro-direita apoia amplamente os termos de um acordo de empréstimo.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEuropaPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Como os Alpes influenciaram a história e cultura da Europa?

Enquanto Trump abre as portas dos EUA para os ricaços, Europa proíbe 'venda de cidadania'

Trump assinará decreto sobre tarifas automotivas nesta terça, diz Casa Branca

Por que o Papa Bento XVI renunciou ao papado?