Mundo

Barroso pede apoio para salvar o euro

O presidente da Comissão Europeia definiu como "crucial" a reunião entre os líderes da UE que acontece nesta quinta-feira

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: "é preciso fazer todo o possível para garantir a irreversibilidade do euro" (Mandel Ngan/AFP)

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: "é preciso fazer todo o possível para garantir a irreversibilidade do euro" (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 09h00.

Marselha - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pediu nesta quinta-feira aos governantes de toda a União Europeia (UE) que façam o possível para salvar o euro, poucas horas antes de uma reunião decisiva em Bruxelas.

"Faço um chamado aos chefes de Estado e de Governo. É preciso fazer todo o possível para garantir a irreversibilidade do euro", declarou em Marselha (sudeste da França) em uma reunião do Partido Popular Europeu (PPE, direita).

Vários chefes de Estado e de Governo, incluindo a alemã Angela Merkel e o francês Nicolas Sarkozy, participarão no encontro, que acontece horas antes de uma reunião de cúpula europeia em Bruxelas.

"No coração da crise, há um problema de confiança e de credibilidade. É a razão pela qual queremos que exista uma convergência maior, uma disciplina fiscal maior", completou o presidente da Comissão.

"A reunião é crucial", completou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA