Mundo

BC da Suécia corta taxa de juros de 2,0% para 1,75%

O movimento surpreendeu os economistas entrevistados pela Dow Jones, que esperavam que a autoridade monetária manteria a taxa inalterada

O banco reduziu sua previsão para o crescimento econômico da Suécia no ano que vem para 1,3% (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

O banco reduziu sua previsão para o crescimento econômico da Suécia no ano que vem para 1,3% (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 07h01.

Estocolmo - O Banco Central da Suécia (Riksbank, em inglês) cortou a sua principal taxa de juros para 1,75%, de 2,0%, devido à piora da perspectiva para a Europa, o mercado mais importante para o país que é dependente das exportações. O movimento surpreendeu os economistas entrevistados pela Dow Jones, que esperavam que a autoridade monetária manteria a taxa inalterada.

O Riksbank também revisou em baixa as previsões para taxa repo. O banco centrou disse que agora prevê que a taxa ficará numa média de 1,7% em 2012, ante a projeção de 2,2% reportada em outubro.

O banco reduziu sua previsão para o crescimento econômico da Suécia no ano que vem para 1,3%, de 1,5% previsto anteriormente. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInflaçãoJurosPaíses ricosSuécia

Mais de Mundo

Eleição na Alemanha mostra avanço da insatisfação e do voto conservador

Análise: eleição mostra que há novos muros na Alemanha

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Papa Francisco: estado de saúde ainda é crítico, mas sem piora respiratória