Mundo

BCE aceitará dívida de Portugal como garantia para emprestar dinheiro

Os títulos serão aceitos mesmo sem cumprir a classificação mínima das agências de medição de risco

No final de março, o BCE tomou a mesma decisão a respeito da dívida soberana da Irlanda e no ano passado com a da Grécia
 (Ralph Orlowski/Getty Images)

No final de março, o BCE tomou a mesma decisão a respeito da dívida soberana da Irlanda e no ano passado com a da Grécia (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 19h50.

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, anunciou nesta quinta-feira que a entidade monetária aceitará como garantia para emprestar dinheiro os títulos de dívida soberana de Portugal embora não cumpram a classificação mínima das agências de medição de risco.

Trichet fez a declaração na entrevista coletiva que seguiu à decisão do Conselho do BCE de subir a taxa reitora em um quarto de ponto, para 1,5%.

A decisão do Conselho do BCE leva em consideração que o Governo de Portugal implementou um programa de ajuste econômico e financeiro negociado com a Comissão Europeia, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No final de março, o BCE tomou a mesma decisão a respeito da dívida soberana da Irlanda e no ano passado com a da Grécia.

Por outro lado, Trichet ressaltou que a entidade monetária se opõe à possibilidade de uma falta de pagamento seletiva da dívida soberana da Grécia.

A agência de medição de riscos Standard & Poor's advertiu recentemente que vai considerar um "falta de pagamento seletivo" da dívida da Grécia em caso que leve adiante o modelo proposto pelos bancos franceses para que os credores privados participem do segundo resgate financeiro ao país.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsPortugalCrises em empresasEmpréstimosBCEDívidas de países

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia