Mundo

BID vai financiar empresas brasileiras que controlam poluição

Projeto terá 2,8 milhões de dólares para empresas interessadas em diminuir suas emissões

O BID quer diminuir a poluição no Brasil (Germano Lüders/Quatro Rodas)

O BID quer diminuir a poluição no Brasil (Germano Lüders/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 17h46.

Washington - O Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançará um projeto conjunto no valor de US$ 2,8 milhões para que empresas brasileiras possam controlar suas emissões de gases poluentes, informou nesta quinta-feira a instituição.

O programa é uma parceria do BID com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como objetivo ajudar 200 pequenas e médias empresas a medir e gerir o lançamento de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.

O projeto proporcionará apoio técnico para que os empresários possam calcular as emissões e identifiquem oportunidades de negócio. A ABNT, uma associação sem fins lucrativos, certificará as emissões de acordo com as normas internacionais.

O BID informou que esta é a primeira iniciativa desse tipo que inclui pequenas e médias empresas no Brasil. A proposta é que elas também administrem seus impactos no meio ambiente e que exista um órgão certificador.

'Equipadas com melhores ferramentas, as pequenas e médias empresas do Brasil não ficarão à margem da crescente economia verde da região', indicou o chefe do projeto por parte do BID, Zachary Levey.

O BID acredita que este projeto contribuirá para fortalecer a liderança do Brasil em ações contra a mudança climática e modernização das empresas. 

Acompanhe tudo sobre:Emissões de CO2PoluiçãoSustentabilidade

Mais de Mundo

Governo dos EUA 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site