Mundo

Biden e Xi conversam para evitar conflito entre EUA e China

Em comunicado, a Casa Branca disse que Biden e Xi tiveram "uma discussão ampla e estratégica", incluindo áreas em que interesses e valores convergem e divergem

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone pela primeira vez em sete meses

 (AFP/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone pela primeira vez em sete meses (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 09h09.

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram por 90 minutos na quinta-feira, em sua primeira conversa em sete meses, discutindo a necessidade de garantir que a competição entre as duas maiores economias do mundo não vire um conflito.

Em comunicado, a Casa Branca disse que Biden e Xi tiveram "uma discussão ampla e estratégica", incluindo áreas em que interesses e valores convergem e divergem. A conversa focou questões econômicas, mudanças climáticas e Covid-19, disse uma autoridade dos EUA a repórteres.

"O presidente Biden destacou o permanente interesse dos EUA na paz, estabilidade e prosperidade ...no mundo e os dois líderes discutiram a responsabilidade de ambos os países para garantir que a competição não se torne conflito", completou a Casa Branca.

Encontros ocasionais de alto nível desde o primeiro telefonema entre Xi e Biden, em fevereiro, renderam poucos avanços em questões que vão de direitos humanos a transparência e as origens da Covid-19.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ChinaXi JinpingJoe Biden

Mais de Mundo

Ataque com faca deixa 11 feridos em trem no Reino Unido

Ataque dos EUA contra barco no Caribe deixa três mortos

De Berlim a Belém: o legado de trinta cúpulas até a COP30

Joias do Louvre: mais dois suspeitos são acusados de roubo milionário em Paris