Mundo

Bispos católicos da Pensilvânia ocultaram casos de pedofilia

O relatório da justiça indica que há evidências para afirmar que os bispos sabiam das múltiplas denúncias de pedofilia


	Pedofilia: "O mais preocupante é o encobrimento perpetrado por estes líderes do clero, que permitiram que os abusos continuassem por décadas"
 (Joe Klamar/AFP)

Pedofilia: "O mais preocupante é o encobrimento perpetrado por estes líderes do clero, que permitiram que os abusos continuassem por décadas" (Joe Klamar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2016 às 17h57.

Dois bispos dos Estados Unidos ajudaram a encobrir centenas de casos de abusos sexuais cometidos por 50 padres e religiosos católicos na Pensilvânia durante quatro décadas, afirmou nesta terça-feira a justiça estadual.

O relatório da justiça, de 147 páginas, indica que há evidências para afirmar que os bispos James Hogan e Joseph Adamec, diretores da diocese de Altoona-Johnstown entre meados de 1960 e 2011, sabiam das múltiplas denúncias de pedofilia, e que também agiram para evitar que a polícia e os promotores prendessem os padres pedófilos.

Este comportamento colocou em perigo milhares de crianças e permitiram que os predadores sexuais abusassem de mais vítimas, disse Kathleen Kane, procuradora-geral do estado da Pensilvânia, escritório que emitiu o relatório.

"Os crimes hediondos sofridos por essas crianças são absolutamente inconcebíveis", insistiu Kane. "Esses predadores violaram um sacramento caçando suas vítimas em locais onde deveriam estar seguras", acrescentou.

"O mais preocupante é o encobrimento perpetrado por estes líderes do clero, que permitiram que os abusos continuassem por décadas".

"Falharam com a sociedade na tarefa mais importante de todas: a proteção das nossas crianças", ressaltou.

Nenhum dos atos detalhados no relatório podem resultar em processo porque os agressores morreram, as vítimas estão traumatizadas demais para testemunhar e os crimes prescreveram, segundo os promotores.

O relatório, que é o resultado de dois anos de investigação, vai continuar.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Igreja CatólicaPedofilia

Mais de Mundo

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC

EUA vai avaliar 'antiamericanismo' de imigrantes que buscam 'green card' e outros benefícios

Movimentação de frota naval dos EUA perto do Caribe acende alerta na Venezuela

Israel exige libertação de todos os reféns, diante de acordo parcial aprovado pelo Hamas