Mundo

Blinken visitará África Subsaariana para impedir avanços de Rússia e China

O primeiro-ministro do Níger, nomeado pelo Exército, visitou a Rússia esta semana, em uma tentativa de pressionar por acordos de cooperação militar

Em sua última visita a um país da África Subsaariana, Blinken esteve no Níger (Omar Havana /Getty Images)

Em sua última visita a um país da África Subsaariana, Blinken esteve no Níger (Omar Havana /Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 13h09.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, fará uma nova visita à África Subsaariana após dez meses, informou o Departamento de Estado nesta quinta-feira, 18.
A visita do chefe da diplomacia americana acontece em um contexto de crescente influência da Rússia e da China nessa região do planeta.

Blinken visitará Nigéria, Costa do Marfim, Angola e Cabo Verde a partir de segunda-feira, 22, para abordar questões como o crescimento econômico e "impulsionar parcerias de segurança baseadas em valores compartilhados, como o respeito pelos direitos humanos, a promoção da democracia e a expansão do Estado de direito", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Política internacional

Em sua última visita a um país da África Subsaariana, Blinken esteve no Níger, quatro meses antes de um golpe de Estado depor o presidente eleito, Mohamed Bazoum.

O primeiro-ministro do Níger, nomeado pelo Exército, visitou a Rússia esta semana, em uma tentativa de pressionar por acordos de cooperação militar.

Acompanhe tudo sobre:Estado

Mais de Mundo

Em encontro com Boric, Lula diz que Trump trata latinos como 'inimigos'

Eleições no Canadá registram recorde de votação antecipada

Irã anuncia adiamento da reunião técnica nuclear com os EUA para sábado