Mundo

Bolívia atribui à Argentina crise na Unasul

Chanceler boliviano disse que a gestão anterior na entidade deixou "assuntos pendentes", como a nomeação de um secretário-geral

Unasul seis países-membros suspenderam atividades no bloco até que seja nomeado um novo secretário-geral (Norberto Duarte/AFP)

Unasul seis países-membros suspenderam atividades no bloco até que seja nomeado um novo secretário-geral (Norberto Duarte/AFP)

A

AFP

Publicado em 23 de abril de 2018 às 17h00.

Última atualização em 26 de abril de 2018 às 18h39.

O chanceler boliviano, Fernando Huanacuni, responsabilizou nesta segunda-feira (23) o governo argentino pela crise da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), indicando que o país deixou "assuntos pendentes" na entidade.

"A PPT (presidência pro tempore) da Argentina nos deixou assuntos pendentes, que merecem ser resolvidos", como a nomeação de um novo secretário-geral do organismo, afirmou o diplomata, de acordo com a agência estatal ABI.

Seis países-membros da Unasul - Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai e Peru - comunicaram nesta sexta-feira que suspenderão suas atividades no bloco até que seja nomeado um novo secretário-geral.

Para destravar a situação, a Bolívia, que ocupa desde este mês a secretaria pro tempore da Unasul, convocou uma reunião extraordinária de chanceleres. O objetivo é que "no âmbito do diálogo de alto nível se viabilize a nomeação do novo secretário-geral e se encaminhe a solução dos temas pendentes", disse Huanacuni na sexta.

O cargo de secretário-geral está vago desde 31 de janeiro de 2017, após o fim da gestão do colombiano Ernesto Samper.

Desde então, os países-membros não conseguiram chegar a um acordo para nomear um sucessor.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaUnasulAmérica do Sul

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina