Mundo

Bolívia estatiza quatro empresas de energia

La Paz - O governo da Bolívia nacionalizou neste sábado quatro empresas de energia, em mais um passo em sua estratégia para que o Estado tenha maior controle da economia.As empresas estatizadas incluem a Corani, controlada em 50 por cento pela Inversiones Ecoenergy Bolivia, que é uma subsidiária da francesa GDF Suez. Também foi estatizada […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

La Paz - O governo da Bolívia nacionalizou neste sábado quatro empresas de energia, em mais um passo em sua estratégia para que o Estado tenha maior controle da economia.
As empresas estatizadas incluem a Corani, controlada em 50 por cento pela Inversiones Ecoenergy Bolivia, que é uma subsidiária da francesa GDF Suez.

Também foi estatizada a Guaracachi, a maior geradora de eletricidade do país e que a britânica Rurelec PLC tem participação de 50 por cento.

As empresas locais estatizadas são Valle Hermoso, da holding empresarial boliviana Panamerican Investments e a distribuidora Empresa de Luz y Fuerza Eléctrica de Cochabamba (Elfec), propiedade de um grupo de trabalhadores e executivos bolivianos.

O presidente Evo Morales disse que agora o Estado controla 80 por cento da geração de energia do país e adiantou que, em um futuro próximo, planeja ter 100 por cento.

 

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisAmérica Latina

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia