Mundo

Bombardeiros americanos B-2, capazes de destruir instalação nuclear no Irã, decolam dos EUA

As aeronaves, acompanhadas por quatro tanques de reabastecimento, estão se dirigindo para oeste, de acordo com dados de voos, em direção à Base Naval de Guam, no Oceano Pacífico

 (SSgt Bennie J. Davis III)

(SSgt Bennie J. Davis III)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de junho de 2025 às 11h33.

Última atualização em 21 de junho de 2025 às 11h56.

De dois a quatro bombardeiros B-2, capazes de transportar bombas que, segundo estimativas de Israel, poderiam destruir a instalação nuclear fortificada de Fordow, no Irã, decolaram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, na manhã deste sábado, 21, de acordo com dados de voo visíveis e gravações de comunicação do controle de tráfego aéreo dos EUA.

As aeronaves, acompanhadas por quatro tanques de reabastecimento, estão se dirigindo para oeste, de acordo com os dados, em direção à Base Naval de Guam, no Oceano Pacífico.

Na quinta-feira, 19, o presidente Donald Trump afirmou que tomaria a decisão de unir-se a Israel nos ataques à teocracia iraniana em até duas semanas. Ele também ordenou o envio de reforços adicionais das forças americanas ao Oriente Médio — nas próximas semanas, haverá três grupos de porta-aviões na região.

Na manhã deste sábado, 21, monitores de tráfego aéreo detectaram a decolagem de dois B-2 Spirit. Embora sejam furtivos ao radar, esses aviões não são invisíveis — especialmente na fase inicial do voo, quando seus equipamentos de localização estão ativos.

Junto com os bombardeiros, seguiram rumo oeste oito aeronaves de reabastecimento aéreo KC-135. A presença desses aviões permite que os B-2 façam uma jornada de até 11 horas até a instalação nuclear subterrânea de Fordow, no Irã, com possível parada para reabastecimento na base de Diego Garcia, no Oceano Índico.

Acompanhe tudo sobre:IsraelIrã - País

Mais de Mundo

Trump fará reunião com líderes mundiais sobre Gaza, e Hamas indica que próxima fase será difícil

Fim do carimbo no passaporte: mudança na Europa entra em vigor neste domingo

Explosão em fábrica no Tennessee: autoridades confirmam 'sem sobreviventes'

Fortes chuvas no México deixam ao menos 37 mortos e danificam 35 mil moradias