Johanesburgo — Botsuana, o país com maior número de elefantes do mundo, decidiu suspender a proibição de caçar estes animais no seu território, informaram fontes oficiais.
A decisão, adotada depois de "extensas consultas com todas as partes envolvidas", foi antecipada ontem à noite, em comunicado, pelo Ministério de Meio ambiente, Conservação e Turismo de Botsuana.
O aumento dos conflitos entre humanos e elefantes - por exemplo, por invasão dos paquidermes em localidades e terrenos de cultivo - ou o aumento dos predadores (derivado do crescimento demográfico dos elefantes) e suas consequências para o gado estão entre os motivos assinalados para o fim do veto.
O Governo também alega que a proibição, instaurada em 2014 pelo anterior presidente do país, Ian Khama (2008-2018), teve um "impacto negativo" na forma de vida de muitas comunidades que antes se beneficiavam dela.
Em geral, Botsuana considera que há "consenso geral" entre os envolvidos para que o veto seja abolido, apesar de que o Ministério também reconheceu que começou o processo de consultas em fevereiro passado porque havia "duas escolas de pensamento" a respeito.
Esse debate envolveu as comunidades afetadas pelo aumento da população de elefantes, autoridades locais, ONGS, empresas de turismo, pesquisadores e conservacionistas, entre outros.
Com mais de 135 mil exemplares, Botsuana tem a maior densidade de população de elefantes do mundo.
15 belas fotos de encontros e desencontros na Natureza
                  - 
                    1. Relações naturais
                    zoom_out_map
                    1/15  (George Stoyle / BWPA 2016) 	São Paulo - Cenas pitorescas da natureza compõem a seleção de imagens vencedoras da competição de fotografia realizada todos os anos pelo Museu de História Natural de Londres, uma das mais prestigiados do tipo no mundo.	Criado em 2009, o concurso  British Wildlife Photography Awardrecebe imagens feitas por fotógrafos profissionais e amadores, que são avaliadas em 15 categorias, incluindo duas para adolescentes e crianças. 	Na 8ª edição do concurso, o “flash” vencedor de todas as categorias foi o de uma água viva que mais parece um hotel ambulante de cardumes, clicada pelo fotógrafo George Stoyle. A foto chama-se "Mochileiro".	Ele estava trabalhando em um projeto para avaliar a situação biológica das principais cavernas do mar em torno de algumas das ilhas mais remotas do Reino Unido quando se deparou com a cena: "No final de um dos mergulhos, fiquei cara a cara com a maior água-viva que eu já tinha encontrado. Quando me aproximei, cautelosamente, notei que peixes juvenis se refugiavam no interior de seus tentáculos urticantes", conta. 	Veja a seguir os cliques campeões nas demais categorias.  
- 
                    
                    zoom_out_map
                    2/15  (Paulo Colley / BWPA 2016) 	Título: Hello Ducky	Fotógrafo: Paul Colley	Indicada na categoria: Comportamento animal 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    3/15  (Rebecca Bunce / BWPA) 	Título: Kung Fu Puffin	Fotógrafa: Rebecca Bunce (18 anos)	Vencedora na categoria: Juvenil (de 12 a 18 anos) 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    4/15  (Robert E Fuller) 	Título: Common Weasel (Pic 1) 	Fotógrafo: Robert E Fuller	Vencedora na categoria: Estações  
- 
                    
                    zoom_out_map
                    5/15  (Jacqueline Spindley / BWPA 2016) 	Título: Garden Babies	Fotógrafa: Jacqueline Spindley	Vencedora na categoria: Comportamento animal 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    6/15  (Stephen Darlington / BWPA) 	Título: Emergence	Fotógrafo: Stephen Darlington	Vencedora na categoria: "Escondido"  
- 
                    
                    zoom_out_map
                    7/15  (Jamie Mina/ BWPA2016) 	Título: Mountain hare	Fotógrafo: Jamie Mina	Vencedora na categoria: Retrato animal 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    8/15  (David Maitland/ BWPA 2016) 	Título: Bird Seed	Fotógrafo: David Maitland	Vencedora na categoria: Botânica 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    9/15  (Chaitanya Deshpande/ BWPA 2016) 	Título: Free Bird	Fotógrafa: Chantanya Deshpande	Vencedora na categoria: Natureza britânica em preto e branco 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    10/15  (Joanette Sakel/ BWPA) 	Título: Tadpoles	Fotógrafa: Jeanette Sakel	Vencedora na categoria: Perto da Natureza 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    11/15  (Nick Upton/ BWPA) 	Título: Monitoring Harvest Mice	Fotógrafo: Nick Upton	Vencedora na categoria: Série documental 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    12/15  (Charles Everitt/ BWPA 2016) 	Título: Living Space	Fotógrafo: Charles Everitt	Vencedora na categoria: Habitat 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    13/15  (Geoff Trevarthen / BWPA 2016) 	Título: The Supermarket Starling	Fotógrafo: Geoff Trevarthen	Vencedora na categoria: Vida urbana 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    14/15  (Steve Palmer/ BWPA2016) 	Título: Twisted Green	Fotógrafo: Steve Palmer	Vencedora na categoria: Wild Woods 
- 
                    
                    zoom_out_map
                    15/15  (Seren Waite / BWPA 2016) 	Título: Cygnet with Swan	Fotógrafo: Seren Waite (10 anos)	Vencedora na categoria: Infantil (até 12 anos)