Mundo

Brasil elogia política de desenvolvimento rural da Guatemala

A Política Nacional de Desenvolvimento Rural Integral guatemalteca foi reconhecida por Oliveira, que assegurou que o país é hoje um referencial internacional


	O ministro de Agricultura, Pecuária e Alimentação guatemalteco assegurou que o propósito da política impulsionada pelo Executivo é conseguir o desenvolvimento sustentável na área rural
 (Arquivo/Agência Brasil)

O ministro de Agricultura, Pecuária e Alimentação guatemalteco assegurou que o propósito da política impulsionada pelo Executivo é conseguir o desenvolvimento sustentável na área rural (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 15h01.

Cidade da Guatemala - O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, elogiou as estratégias da Guatemala para melhorar a agricultura e conseguir o crescimento integral e sustentável, informou nesta sexta-feira uma fonte oficial.

A Política Nacional de Desenvolvimento Rural Integral (PNDRI) guatemalteca foi reconhecida por Oliveira, que assegurou que o país é hoje um referencial internacional de como utilizar um instrumento legal que permita à população o acesso equitativo aos diferentes recursos.

O funcionário fez estas declarações durante o encontro nacional de desenvolvimento rural que aconteceu na cidade de Antígua Guatemala e do qual participaram 17 comunidades nacionais, assim como delegados de instâncias internacionais e de cooperação, de acordo com a "Agência Guatemalteca de Notícias".

"A Guatemala tem uma experiência que pode ser de referência para toda a América Central, a América Latina e o continente. Mas é necessário entender que o mundo rural é mais que agricultura; isto demanda políticas multissetoriais que cheguem às pessoas, para que se sintam participantes de um mesmo desenvolvimento", disse Oliveira.

Por sua vez, o ministro de Agricultura, Pecuária e Alimentação guatemalteco, Sebastián Marcucci, assegurou que o propósito da política impulsionada pelo Executivo é conseguir o desenvolvimento sustentável na área rural, priorizando a população que sofre de pobreza extrema, desnutrição, exclusão e vulnerabilidade.

Em 15 de junho, Marcucci anunciou que o Brasil doaria 9.000 toneladas métricas de alimentos para guatemaltecos afetados pelo calor.

Segundo o funcionário, o primeiro envio de 4.000 toneladas métricas de alimentos saiu do país com destino à Guatemala no dia 8 de junho e, principalmente, esta ajuda humanitária consiste em arroz e feijão.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoAmérica LatinaGuatemalaAgronegócioAgropecuária

Mais de Mundo

China prende dezenas de líderes de 'igrejas clandestinas' cristãs que operam ilegalmente

Noruega afirma que Venezuela fechou embaixada em Oslo após Nobel da Paz para Machado

China se acostumou a lidar com ameaças de Trump, diz ex-conselheiro do governo chinês

Milei se reunirá com Trump para selar apoio financeiro antes de eleições legislativas