Mundo

Brasileiro é escolhido para cargo da ONU

Bráulio Dias, atual secretário de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente, será secretário executivo da Convenção Sobre Diversidade Ideológica

A decisão agradou à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, caracterizando o fato como um reflexo dos trabalhos realizados no Brasil (Renato Araújo/ONU)

A decisão agradou à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, caracterizando o fato como um reflexo dos trabalhos realizados no Brasil (Renato Araújo/ONU)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 14h32.

São Paulo - O brasileiro Bráulio Ferreira Souza Dias, atual secretário de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente, foi escolhido para ocupar o cargo de Secretário Executivo da Convenção Sobre Diversidade Ideológica da ONU. O anúncio foi feito na última sexta-feira.

A decisão agradou à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, caracterizando o fato como um reflexo dos trabalhos realizados no Brasil. “Vinte anos depois da Rio 92, quando a gente instituiu a convenção, um brasileiro, um membro do governo brasileiro assume a convenção. Essa é uma notícia espetacular, ainda mais com a Rio+20 acontecendo agora em junho. É uma sinalização dos belos resultados que o Brasil tem. É um reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos cenários ambientais.”

Souza Dias também se mostrou feliz e satisfeito com a proposta. Segundo ele, este é o coroamento em sua carreira. A posse ainda não tem data definida, mas deve ocorrer já no próximo mês.

O representante brasileiro foi escolhido pelo próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e deverá ocupar o cargo por quatro anos. Entre as responsabilidades do secretário estão a o planejamento estratégico da convenção, a implementação de programas e a definição e gestão de tratados que coordenam o acesso a recursos genéticos.

Souza Dias, que possui doutorado em Zoologia pela Universidade de Edimburgo, destaca como principal desafio conseguir envolver diferentes setores em busca de um mesmo objetivo. “A grande agenda é o desafio de fazer que outros setores dêem atenção à biodiversidade, que não pode ser tratada apenas pela área ambiental. Vai ser um grande desafio engajar todos os setores.”

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeONU

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão