Mundo

Candidato opositor foi desqualificado para eleições russas

13 dos 15 membros da comissão votaram pela invalidação da candidatura de Grigori Iavlinski

Segundo a comissão, 23% das assinaturas apresentadas por Iavlinski seriam "fotocópias ao invés de originais" (Mikhail Pochuyev/AFP)

Segundo a comissão, 23% das assinaturas apresentadas por Iavlinski seriam "fotocópias ao invés de originais" (Mikhail Pochuyev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 06h52.

Moscou - O opositor Grigori Iavlinski, candidato do partido Iabloko às eleições presidenciais russas de 4 de março, foi desqualificado nesta sexta-feira em função de irregularidades na coleta de dois milhões de assinaturas de apoio necessárias, anunciou a comissão eleitoral central.

Segundo Serguei Danilenko, membro da comissão, 23% das assinaturas seriam "fotocópias ao invés de originais, o que as torna inválidas".

Treze dos 15 membros da comissão votaram pela invalidação da candidatura, o representante do partido Iabloko votou contra e o dos comunistas se absteve.

A legislação russa estipula que um candidato que tem o apoio de um partido representado no Parlamento (o que é o caso de Iavlinski) deve apresentar, além disso, assinaturas de apoio de dois milhões de eleitores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaOposição políticaPolíticaRússia

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses