Mundo

Capital do Chile decreta alerta ambiental por poluição

Santiago enfrentou hoje sua primeira pré-emergência ambiental, que impediu o funcionamento de 1.347 indústrias para reduzir os altos índices de poluição


	Santiago, no Chile: as autoridades decretaram também para este sábado alerta ambiental e restrições especiais no tráfego de veículos
 (Rawderson Rangel/Wikimedia Commons)

Santiago, no Chile: as autoridades decretaram também para este sábado alerta ambiental e restrições especiais no tráfego de veículos (Rawderson Rangel/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2015 às 22h46.

Santiago do Chile - Santiago enfrentou nesta sexta-feira sua primeira pré-emergência ambiental, que impediu o funcionamento de 1.347 indústrias, o que reduziu temporariamente seus altos índices de poluição, mas as autoridades decretaram também para este sábado alerta ambiental e restrições especiais no tráfego de veículos.

Amanhã haverá proibição de circulação só para veículos sem selo verde com placas de final 7 e 8. Hoje cerca de 240 mil veículos foram impedidos de sair às ruas de Santiago.

Para este sábado, também haverá proibição de queimas agrícolas e só se poderão ser acesos calefatores movidos a lenha que sejam certificados.

Também não se poderão ser realizadas atividades esportivas ao ar livre especialmente em estabelecimentos educacionais.

O intendente (governador) metropolitano, Claudio Orrego, convocou hoje a população a respeitar as proibições, para que haja uma redução do índice de poluição em benefício da saúde da população.

"Fazemos um chamado especial à população para que nos ajude. Ninguém gosta de restringir, mas o que está em jogo é a saúde das pessoas", afirmou Orrego.

Já o ministro de Meio Ambiente, Pablo Badenier, assinalou que as determinações de hoje permitirão diminuir cerca de 8% das emissões em Santiago e arredores.

Badenier já tinha antecipado que a indicação de pré-emergência muito provavelmente se estenderia para este sábado.

Santiago é a segunda capital mais poluída da América Latina, só perdendo para a cidade do México.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChilePoluiçãoSantiago (Chile)

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site