Mundo

Casa Branca deve sediar encontro sobre boicote à Huawei, dizem fontes

A companhia chinesa entrou na chamada lista de entidades do Departamento de Comércio, em maio, devido a receios dos EUA com a segurança nacional

Huawei: Casa Branca teria reunião com executivos de software e semicondutores para discutir a proibição americana à companhia chinesa (Rodrigo Garrido/Reuters)

Huawei: Casa Branca teria reunião com executivos de software e semicondutores para discutir a proibição americana à companhia chinesa (Rodrigo Garrido/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2019 às 20h32.

Washington —  Autoridades dos Estados Unidos, incluindo o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, terão uma reunião na segunda-feira na Casa Branca com executivos de software e semicondutores para discutir a proibição americana à Huawei, disseram na sexta-feira duas fontes a par do assunto.

Os Estados Unidos colocaram a Huawei na chamada lista de entidades do Departamento de Comércio, em maio, devido a receios com a segurança nacional. Peças e componentes dos EUA geralmente não podem ser vendidos para quem está na lista sem licenças especiais.

Mas o presidente dos EUA, Donald Trump, que está tentando reavivar as negociações comerciais com a China, anunciou no final do mês passado que as empresas norte-americanas teriam permissão para vender produtos para a Huawei. A Casa Branca não comentou imediatamente a reunião.

Uma das fontes disse que as empresas convidadas incluem as fabricantes de chips Intel, Micron, Qualcomm e Broadcom. A Microsoft também foi convidada. Intel e Qualcomm se recusaram a comentar.

Os EUA podem aprovar licenças para que as empresas reiniciem novas vendas para a Huawei em apenas duas semanas, disse uma autoridade sênior dos EUA na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Guerras comerciaisHuawei

Mais de Mundo

Índia proíbe aplicativos utilizados por milhões de pessoas, mas que você nunca ouviu falar

Itamaraty diz que acompanha relatos de cobrança de impostos da Venezuela a produtos brasileiros

Brasil melhora posição entre os passaportes mais poderosos do mundo em 2025; veja ranking

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia