Mundo

Caso Snowden inspira game

Meta é roubar dados secretos das autoridades sem ser descoberto pelas câmeras de segurança ou funcionários da NSA


	Monitor transmite notícias sobre acusações contra Edward Snowden em shopping center de Hong Kong: ex-analista da CIA e da NSA revelou o esquema de espionagem realizado pelos EUA aos registros telefônicos e dados em rede de milhões de cidadãos
 (Bobby Yip/Reuters)

Monitor transmite notícias sobre acusações contra Edward Snowden em shopping center de Hong Kong: ex-analista da CIA e da NSA revelou o esquema de espionagem realizado pelos EUA aos registros telefônicos e dados em rede de milhões de cidadãos (Bobby Yip/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 14h31.

Washington - O caso do ex-analista da CIA Edward Snowden, responsável pela divulgação dos programas de espionagem do governo dos Estados Unidos, serviu de inspiração para um game cuja principal meta é roubar dados secretos da Agência de Segurança Nacional (NSA), anunciou nesta terça-feira a imprensa local.

No jogo, que se encontra disponível no site "gamesonly.com", o personagem de Snowden tem que baixar dados sigilosos dos computadores da NSA e armazená-los em um USB sem ser registrado pelas câmeras de segurança ou por funcionários da agência.

Para conseguir se camuflar dentro do game, o controlador do Snowden pode usar quadros, bandeiras e cortinas, além de conseguir distrair os agentes da NSA com "saborosos" donuts, como aponta a descrição do jogo no site.

Ex-analista da CIA e da NSA, Snowden revelou aos jornais "The Guardian" e "The Washington Post" o esquema de espionagem realizado pelo governo dos EUA aos registros telefônicos e dados em rede de milhões de cidadãos, uma medida que era usada para identificar o contato de suspeitos de terrorismo no exterior.

A polêmica em torno do caso cresceu ainda mais por causa das últimas revelações de Snowden, as quais revelam uma suposta espionagem dos EUA em direção à União Europeia (UE) - fundamentalmente à Alemanha -, a ONU e a mais 38 embaixadas.

À espera de asilo político por parte de alguns países, Snowden permanece no aeroporto moscovita de Sheremetyevo, onde chegou procedente de Hong Kong no último dia 23 de junho.

Segundo o Kremlin, Snowden, que teria pedido refúgio a pelo menos 15 nações, renunciou sua intenção de seguir em direção à Rússia menos de 48 horas depois de ter pedido asilo político às autoridades do país. De acordo com o portal Wikileaks, Snowden pediu asilo a 21 países, vários deles latino-americanos.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemGamesNSA

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira