Mundo

Chanceler francês repreende Kerry

No domingo, Paris havia pedido explicações a Washington após as informações da espionagem de instituições europeias pelos serviços de inteligência americanos


	O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius: "Nós não espionamos a embaixada dos Estados Unidos", declarou Laurent Fabius.
 (John Thys/AFP)

O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius: "Nós não espionamos a embaixada dos Estados Unidos", declarou Laurent Fabius. (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2013 às 17h11.

Paris - O chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, disse a seu colega americano, John Kerry, que a França não espiona a embaixada americana em Paris, considerando que, "entre países parceiros, são coisas que não devem ser feitas".

"Eu disse a John Kerry que me ligou ontem (segunda-feira), depois de meu encontro com o embaixador dos Estados Unidos, que nós não espionamos a embaixada dos Estados Unidos", declarou Laurent Fabius, em uma entrevista concedida nesta terça à rede I-télé.

No domingo, Paris havia pedido explicações a Washington após as informações da espionagem de instituições europeias e de outros países pelos serviços de inteligência americanos.

"Se ficar provado, o que é anormal é que um aliado espione uma embaixada aliada. (...) Entre países parceiros - os americanos são nossos amigos, nossos aliados - estas coisas não devem ser feitas", afirmou Fabius

"Nós dissemos aos Estados Unidos: 'Vocês precisam nos fornecer informações, nós não as temos'. Se for verdade, isto deve parar imediatamente e é necessário tomar iniciativas para que no futuro isto não volte a acontecer", acrescentou o ministro francês das Relações Exteriores.

Segundo ele, o secretário de Estado americano "pediu alguns dias" para apresentar informações. Laurent Fabius disse ter pedido "coisas precisas".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaEspionagem

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos