Mundo

Chávez diz que está 'plenamente recuperado' do câncer

O presidente venezuelano fez a declaração ao chegar a Montevidéu para participar da cúpula do Mercosul, em sua primeira viagem oficial desde que a doença foi descoberta

Chávez: "estou pronto e assumi novamente a vanguarda da revolução bolivariana" (AFP)

Chávez: "estou pronto e assumi novamente a vanguarda da revolução bolivariana" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 11h01.

Montevidéu - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que está "plenamente recuperado" do câncer que lhe foi diagnosticado em junho, ao chegar a Montevidéu para participar da cúpula do Mercosul, em sua primeira viagem oficial desde que a doença foi descoberta.

"Sinto-me muito bem, passei por situações muito difíceis mas já (estou) plenamente recuperado, não apenas do câncer e de duas operações muito complicadas que foram feitas, mas depois da quimioterapia. Isso é duro", indicou Chávez a jornalistas em sua chegada ao hotel central onde se hospeda.

"Foram-me feitos há poucas semanas plenos e completos (estudos) e não há vestígios da presença de (tumor) maligno algum nas células de meu corpo, estou pronto e assumi novamente a vanguarda da revolução bolivariana", destacou.

O presidente venezuelano, de 57 anos, foi operado de um tumor no dia 20 de junho em Cuba e se submeteu a quatro ciclos de quimioterapia em Havana e Caracas para combater a doença.

A participação de Chávez na cúpula foi surpreendentemente confirmada na tarde de segunda-feira. Esta é sua primeira viagem oficial ao exterior desde que o câncer foi diagnosticado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população