Mundo

Chávez lidera em pesquisa de intenção de voto

O presidente Hugo Chávez tem 46,1% das intenções de voto, 15,3 pontos porcentuais à frente de que seu opositor, Henrique Capriles

Inicialmente, a Celac estava marcada para julho, mas foi adiada devido ao estado de saúde de Chávez, que desde maio se submete a tratamento para cura do câncer (Juan Barreto/AFP)

Inicialmente, a Celac estava marcada para julho, mas foi adiada devido ao estado de saúde de Chávez, que desde maio se submete a tratamento para cura do câncer (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 22h00.

Caracas - Levantamento feito pela Datanalisis, respeitada empresa de pesquisas de Caracas, mostra que o presidente Hugo Chávez tem 46,1% das intenções de voto, 15,3 pontos porcentuais à frente de que seu opositor, Henrique Capriles, menos de três meses antes das eleições presidenciais.

Segundo a pesquisa, realizada entre 14 e 23 de junho com 1.300 pessoas, Capriles tem 30,8% das intenções de voto. O levantamento tem margem de erro de 2,72 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Luis Vicente León, da Datanálisis, disse que a vantagem de Chávez não é irreversível, já que a campanha eleitoral está apenas começando. Ele lembrou também que há uma grande quantidade de indecisos, 23% em junho (eram 28,7% em maio) e que esses eleitores podem definir quem será o próximo presidente do país. Além disso, 55,4% dos indecisos disseram que tendem a votar em Capriles.

Chávez, que tenta seu terceiro mandato, conseguiu manter a aprovação a seu governo por volta dos 60%, mostra a pesquisa. Embora a campanha eleitoral tenha começado formalmente em 1º de julho, Capriles, de 40 anos, está percorrendo o país desde março, quando foi escolhido o candidato da oposição nas primárias de 12 de fevereiro. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaVenezuelaEleiçõesHugo Chávez

Mais de Mundo

Trump ameaça enviar militares a San Francisco

ONU diz que 20 dos seus funcionários foram detidos por houthis no Iêmen

Oito joias da realeza francesa foram levadas de sala do Louvre, diz Ministério

Israel lança novos ataques aéreos em Gaza e ajuda humanitária é suspensa