Mundo

Chile entra em alerta após roubo de veículo com substância nuclear

A agência nuclear chilena publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter pedindo ajuda para localizar a peça e orientando sobre cuidados

Santiago: Capital chilena em alerta após roubo de caminhonete com substância altamente radioativa (Chile/Wikimedia Commons)

Santiago: Capital chilena em alerta após roubo de caminhonete com substância altamente radioativa (Chile/Wikimedia Commons)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2019 às 16h16.

Santiago — O que parecia um caso simples de roubo de carro em Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira se tornou mais grave quando as autoridades disseram que o veículo carregava uma substância radioativa perigosa.

A agência nuclear chilena, CCHEN, disse que o veículo roubado, um caminhão, transportava uma peça de equipamento radiográfico industrial chamada SENTINEL 880, "que contém a substância radioativa irídio-192".

O irídio-192 é um isótopo radioativo do elemento químico irídio, segundo o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos. Doses altas de irídio-192 são usadas para tratar tumores. A substância também é usada em sistemas clínicos de raio-X.

"Não toquem, manipulem ou tentem utilizar o dispositivo, já que ele pode causar sérios efeitos de saúde", disse o CCHEN em um comunicado.

A agência publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter e recomendou que qualquer pessoa que aviste a peça ou o veículo roubado ligue imediatamente para a polícia ou o corpo de bombeiros local.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesChileRoubos

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump