Mundo

Chile entra em alerta após roubo de veículo com substância nuclear

A agência nuclear chilena publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter pedindo ajuda para localizar a peça e orientando sobre cuidados

Santiago: Capital chilena em alerta após roubo de caminhonete com substância altamente radioativa (Chile/Wikimedia Commons)

Santiago: Capital chilena em alerta após roubo de caminhonete com substância altamente radioativa (Chile/Wikimedia Commons)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2019 às 16h16.

Santiago — O que parecia um caso simples de roubo de carro em Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira se tornou mais grave quando as autoridades disseram que o veículo carregava uma substância radioativa perigosa.

A agência nuclear chilena, CCHEN, disse que o veículo roubado, um caminhão, transportava uma peça de equipamento radiográfico industrial chamada SENTINEL 880, "que contém a substância radioativa irídio-192".

O irídio-192 é um isótopo radioativo do elemento químico irídio, segundo o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos. Doses altas de irídio-192 são usadas para tratar tumores. A substância também é usada em sistemas clínicos de raio-X.

"Não toquem, manipulem ou tentem utilizar o dispositivo, já que ele pode causar sérios efeitos de saúde", disse o CCHEN em um comunicado.

A agência publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter e recomendou que qualquer pessoa que aviste a peça ou o veículo roubado ligue imediatamente para a polícia ou o corpo de bombeiros local.

Acompanhe tudo sobre:Chileacidentes-nuclearesRoubos

Mais de Mundo

Otan derrubou drones russos sobre a Polônia com apoio de Alemanha, Holanda e Itália

Trump propõe tarifas de até 100% contra China e Índia para pressionar Rússia

Do bloqueio das redes à renúncia do premiê: como a revolta da geração Z incendiou o Nepal

Protestos na França: bloqueios mobilizam mais de 70 mil agentes em atos contra Macron