Mundo

China confirma viagem de Kim Jong-un para se reunir com Xi Jinping

O presidente chinês e o líder norte-coreano avaliaram os progressos diplomáticos conquistados na península coreana nos últimos meses

Reunião: o líder norte-coreano destacou ao presidente da China que a situação na península "experimentou avanços significativos" (KCNA/Reuters)

Reunião: o líder norte-coreano destacou ao presidente da China que a situação na península "experimentou avanços significativos" (KCNA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de maio de 2018 às 09h33.

Última atualização em 8 de maio de 2018 às 09h35.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se reuniram ontem e nesta terça-feira na cidade chinesa de Dalian para avaliar os progressos diplomáticos conquistados na península coreana nos últimos meses e as perspectivas para o futuro, anunciou a imprensa oficial chinesa.

A reunião acontece menos de duas semanas depois da histórica cúpula intercoreana realizada em 27 de abril, na qual foi dado o primeiro passo para a reconciliação entre as duas Coreias.

Xi afirmou a Kim que está "feliz" com o "progresso positivo" da situação na península coreana desde a primeira reunião, no final de março em Pequim, segundo indicou a agência oficial chinesa "Xinhua".

Por sua vez, o líder norte-coreano destacou ao presidente da China que a situação na península "experimentou avanços significativos".

"Estes são os resultados positivos da reunião histórica" de março em Pequim, recalcou Kim Jong-un.

As reuniões aconteceram entre ontem e hoje em Dalian, seguindo o tradicional sigilo dos encontros entre dirigentes de ambos países.

Só alguns veículos de imprensa asiáticos disseram hoje que em Dalian havia um avião norte-coreano, enquanto o jornal de Hong Kong "The South China Morning Post" avançou que Xi, que devia viajar para essa cidade para os primeiros testes do primeiro porta-aviões construído pela China, poderia ter se reunido com o próprio Kim Jong-un.

Na semana passada, além disso, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, viajou para Pyongyang e se reuniu com Kim, que insistiu na determinação de eliminar as armas nucleares da península coreana.

O presidente americano, Donald Trump, acaba de publicar uma mensagem em uma rede social na qual diz que falará por telefone com o presidente Xi, para discutir a situação com a Coreia do Norte, as relações bilaterais e comerciais entre Pequim e Washington.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteChinaCoreia do SulXi JinpingKim Jong-un

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica