Mundo

China deixa rancor de lado e recebe príncipe William

A viagem é a primeira de um membro da família real ao país asiático em quase três décadas


	Princípe William: o príncipe entregou a Xi um convite da rainha para que faça uma visita de Estado à Grã-Bretanha
 (Getty Images)

Princípe William: o príncipe entregou a Xi um convite da rainha para que faça uma visita de Estado à Grã-Bretanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 09h13.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, deixou de lado o rancor no país em relação à Grã-Bretanha por causa de Hong Kong e deu as boas-vindas ao príncipe William nesta segunda-feira, quando teve início a primeira visita ao continente de um membro da família real britânica em quase três décadas.

A viagem de William à China é a primeira de um membro da realeza desde que a rainha Elizabeth e seu marido, o príncipe Philip, fizeram uma visita ao país em 1986, e ocorre depois de atritos entre Londres e Pequim sobre as manifestações pró-democracia do ano passado na antiga colônia britânica de Hong Kong.

Durante a recepção em Pequim, no Grande Salão do Povo, William entregou a Xi um convite da rainha para que faça uma visita de Estado à Grã-Bretanha. Xi deverá ir a Londres ainda este ano, em uma viagem que poderia incluir a hospedagem no Palácio de Buckingham.

"A família real britânica tem grande influência não apenas na Grã-Bretanha, mas em todo o mundo", disse Xi a William, depois de lhe perguntar sobre sua mulher o filho que estão esperando.

"Durante muitos anos a família real britânica mostrou interesse e apoio à relação China-Grã-Bretanha e os membros da família real têm feito muito e contribuído positivamente para o intercâmbio e a cooperação entre os nossos países", acrescentou.

William, neto da rainha Elizabeth e segundo na linha de sucessão ao trono, disse a Xi que aguarda com ansiedade a viagem, que incluirá a capital comercial, Xangai, e um santuário de elefantes na província de Yunnan, sudoeste da China.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesPaíses ricosÁsiaEuropaReino UnidoMetrópoles globaisChinaFamília real britânicaHong KongXi Jinping

Mais de Mundo

EUA sancionam duas maiores petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda