Mundo

China diz que nunca buscará hegemonia regional

O presidente chinês fez essa afirmação em momento que o país está envolvido em disputas territoriais com vários países vizinhos


	 O presidente chinês disse que o país nunca buscará a hegemonia regional
 (Wikimedia Commons)

 O presidente chinês disse que o país nunca buscará a hegemonia regional (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2014 às 09h14.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, disse que seu país nunca irá buscar a hegemonia regional, independente do quão forte se tornar. Xi fez os comentários quando recebia líderes da Índia e Mianmar em um momento que a China está envolvida em disputas territoriais com vários países vizinhos, incluindo a Índia, e desafia o poder regional dos EUA.

O presidente de Mianmar, Thein Sein, e o vice-presidente indiano, Hamid Ansari, comemoraram neste sábado com Xi Jinping os 60 anos desde que seus países concordaram em princípios de coexistência pacífica.

Durante o evento, Xi pediu "uma nova arquitetura de segurança da região da Ásia e do Pacífico". O presidente chinês disse anteriormente que essa estrutura de segurança deve incluir a Rússia e o Irã, e excluir os Estados Unidos.

Taiwan

Um enviado chinês em uma visita histórica a Taiwan cancelou dois eventos depois que manifestantes jogaram tinta em sua comitiva. O ministro de escritório chinês de assuntos de Taiwan, Zhang Zhijun, decidiu não visitar um porto de pesca e uma aldeia no sul da ilha, no sábado, mas manteve o resto de sua agenda, apesar dos contínuos protestos.

A visita de Zhang marca a primeira vez que um oficial chinês de nível ministerial chegou ao local desde o final da guerra civil, há 65 anos. A China considera Taiwan parte de seu território soberano e comprometeu-se a buscar a reunificação.

Muitos na ilha, entretanto, se opõem a estreitar laços com o continente e os manifestantes conseguiram espirrar tinta na comitiva de Zhang na sexta à noite. O ministro escapou sem ferimentos e deve voltar para casa na noite de sábado. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaÍndiaTaiwan

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok