Mundo

China e Taiwan marcam conversas formais para fevereiro

A reunião marcada para 11 de fevereiro será a primeira formal envolvendo autoridades encarregadas de estreitar as relações entre os dois países


	Taiwan: o diretor do Conselho de Assuntos Externos de Taiwan disse que agenda do encontro será modesta e deve evitar tocar no objetivo de reunificação de Pequim
 (.)

Taiwan: o diretor do Conselho de Assuntos Externos de Taiwan disse que agenda do encontro será modesta e deve evitar tocar no objetivo de reunificação de Pequim (.)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 14h42.

Taipei - Autoridades de alto escalão encarregadas das relações entre a China e Taiwan marcaram uma data para discussões no próximo mês.

Embora representantes dos dois governos tenham se encontrado antes, a reunião marcada para 11 de fevereiro será a primeira formal envolvendo autoridades encarregadas de estreitar as relações entre os dois países.

O diretor do Conselho de Assuntos Externos de Taiwan, Wang Yu-chi, disse que a agenda do encontro será modesta e deve evitar tocar no objetivo de reunificação de Pequim.

O propósito da reunião com Zhang Zhijun, chefe do escritório chinês de assuntos relacionados com Taiwan, deve ser "aumentar o entendimento mútuo e a interação", afirmou Wang.

"Não temos intenção de conversar sobre assuntos muito políticos", afirmou Wang. "Se Zhang Zhijun pretende visitar Taiwan, eu espero que ele também não mencione a reunificação."

Embora Pequim continue reclamando soberania sobre Taiwan e não tenha revogado a ameaça de tomar a ilha à força se necessário, as tensões entre os dois países diminuíram desde que Ma Ying-jeou se tornou presidente de Taiwan em 2008.

Os dois lados mantém laços econômicos fortes e assinaram um pacto comercial em 2010 que reduziu as barreiras de investimento e as tarifas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaTaiwan

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia