Mundo

China endurece controle de chats antes de congresso partidário

Governo chinês vem intensificando os esforços para manter um severo controle da Internet

Internet na China: provedores de serviços de mensagens agora devem verificar as identidades dos usuários (Gou Yige/AFP/AFP)

Internet na China: provedores de serviços de mensagens agora devem verificar as identidades dos usuários (Gou Yige/AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 8 de setembro de 2017 às 09h06.

Pequim - A China divulgou nesta quinta-feira novas regras para grupos de troca de mensagens instantâneas, endurecendo o controle sobre discussões online antes do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista, quando a atenção global se voltará para a segunda maior economia do mundo.

Pequim vem intensificando os esforços para manter um severo controle da Internet. Grupos de chat em aplicativos de mensagens instantâneas e comentários online ganharam popularidade na China nos últimos anos como fóruns para discussões, em parte por serem privados para membros e, em teoria, estarem sujeitos a menos censura.

Provedores de serviços de mensagens na Internet agora devem verificar as identidades dos usuários e manter um blog de grupos de chat por não menos que seis meses, informou a Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês) em comunicado em seu site.

As regras, que entram vigor em 8 de outubro, pouco antes da reunião do congresso começar, cobrirão plataformas de gigantes da Internet na China, como WeChat e QQ, da Tencent, Tieba, do Baidu, e o Alipay chat, do Alibaba.

As normas também exigem que as empresas estabeleçam um sistema de crédito e forneçam serviços de grupos de chat para usuários de acordo com o rating de crédito, acrescentou o órgão regulador.

Participantes de grupos de chat que descumprirem as regras terão suas avaliações de crédito reduzidas, seus direitos de administrar os grupos suspensos ou revogados e deverão se reportar ao departamento de governo, segundo a administração.

O CAC não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

Acompanhe tudo sobre:CensuraChinaInternet

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira